Ministro da Educação critica deputada que quer denúncia de professores

Especialistas e até o ministro da Educação criticaram a atitude da deputada estadual eleita de Santa Catarina, Ana Caroline Campagnolo, do PSL. A deputada incitou alunos a filmarem seus professores em sala de aula e denunciassem condutas consideradas por ela como “ideológicas”.

Ana Caroline Campagnolo - Reprodução/Facebook

De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, disse ao Estado que “esse não é caminho adequado para problemas dentro da escola”. “Há canais na diretoria, nas secretarias municipal e estadual para denúncias.”

Dois membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) também criticaram a deputada. “É preciso tomar cuidado porque isso pode descambar para uma censura da atividade docente”, disse o ex-secretário de educação de Santa Catarina Eduardo Deschamps, que é também conselheiro do CNE. Para ele também, nesse momento o Brasil precisa de conciliação e não de “ações dessa natureza”. “Essa onda de denuncismo não é boa para ninguém.”

Já para o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco Soares, a proposta é o oposto do que se quer para uma educação de qualidade. “O importante é incentivar os alunos a pensar, questionar, refletir. E não a achar que sabe tudo e pode denunciar", disse em entrevista ao Estado de S.Paulo.