Alerta, desperta, ainda cabe sonhar!

Acordei com essa música na cabeça. Era o eco de uma esperança que cala fundo em minha alma. As urnas determinaram a vontade da maioria do nosso país. O tempo dirá a verdade sobre essa escolha. O hoje me diz sobre a verdade das minhas escolhas, dos meus caminhos e nunca estive mais consciente de que estou no caminho certo.

Por Ana Cristina Santos*

meninos - Foto: Ana Cristina Santos

Alerta! Esse resultado me diz algo sobre o sofrimento da nossa gente. Sobre como, de algum modo, ficamos nós, — a esquerda e os progressistas —, incapazes de ouvir e compreender o apelo dessa gente e de como, de algum modo nosso discurso e nossa ação parou de falar a esses corações.

Desperta. Teremos tempos difíceis. Um presidente incapaz. Uma política econômica que não pensa na maioria da população, nos trabalhadores e pessoas e regiões mais carentes de ação do Estado. Uma massa inflada com ideias de violência e medidas individuais para resolver questões coletivas. Ideias fascistas e excludentes plantadas no coração de um povo cansado, excluído, inflamado. Não serão tempos fáceis, mas nós que fomos às ruas nas eleições, e tantos outros que pensam como nós, somos chamados a resistir, esclarecer e construir um novo tempo. Todos nós somos chamados a nos manter firmes. Acordados.

Ainda cabe sonhar. Amor, meus queridos e amados para quem escrevo agora, não se derrota nas urnas. Amor não se derrota nem com ódio, nem com medo, nem com voto. O tanto de amor e de esperança que foi plantado nessa campanha só pode render bons frutos. Não se perde o que se semeia com o coração. Rezo para que tudo que penso sobre o presidente eleito esteja errado, mas se não tiver eu estarei nas ruas, na resistência por mim, por nós, pelo nosso, país. Essa semente de coragem que era tão fragilzinha em meu peito foi alimentada pelo tanto de amor, de respeito, de alegria, de esperança que recebi de vocês e de tantas pessoas, inclusive desconhecidos, em cada abraço, em cada ato voluntário, em cada textão, em cada análise, em cada post, em cada olhar de cumplicidade, em cada palavra de incentivo ou de respeito. A história, meus caros, já diria o poeta, é um carro cheio de gente contente. Por agora vou guardar o sorriso que tá machucado pelo resultado das eleições de hoje. Mas amanhã ele vai voltar com toda força, com toda coragem que recebi no meu DNA. Certa que ninguém me roubará a capacidade de sonhar, o diteito de viver e a coragem de lutar.

Avante! Mais que nunca nosso país precisa de nós.