Ibaneis Rocha é eleito governador do DF

Estreante na política, o advogado milionário Ibaneis Rocha (MDB) foi eleito neste domingo (28) para ser governador do Distrito Federal ao longo dos próximos quatro anos. Ele derrotou o atual governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), no segundo turno da disputa.

ibaneis

Ibaneis Rocha Barros Junior é advogado e disputava pela primeira vez a um cargo público. Antes, presidiu a seccional do Distrito Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entre 2013 e 2015.

Nascido em Brasília no dia 10 de julho de 1971, o emedebista passou parte da infância e adolescência no município de Corrente, no Piauí, e voltou ao Centro-Oeste para estudar.

Com um patrimônio de R$ 93 milhões declarado à Justiça Eleitoral, Ibaneis garante que vai abrir mão do salário, carro e casa a que tem direito assim que assumir o governo do Distrito Federal. 

Durante o primeiro turno, Ibaneis cresceu de patamares irrisórios até alcançar a liderança folgada ao apresentar-se como novato e bancando com dinheiro pessoal sua campanha. Ele colocou mais de 3 milhões de reais de seu próprio bolso na disputa.

Ibaneis envolveu-se em diversas polêmicas nessas eleições. Exemplo foi quando ele prometeu reconstruir, com o dinheiro do próprio bolso, casas demolidas pelo poder público em áreas irregulares, o que provocou acusações de tentativa de compra de voto com a promessa.

Nas campanha, Rolemberg fez duras críticas ao seu adversário. "Muitos votaram sem saber quem era o Ibaneis, que derramou dinheiro na periferia, comprou deputados distritais e lideranças políticas fazendo o discurso da novidade mesmo pertencendo ao MDB da Lava Jato. Ele escondeu o Michel Temer, o Tadeu Filipelli, associando-se ao pior da política no DF, que são as figuras que estão por trás dessa candidatura. Na sua atividade como advogado, topa tudo por dinheiro, como nos casos dos assassinos do índio Gaudino e os processos envolvendo os maiores grileiros daqui", criticou, atemns dea eleição deste domingo.

Ibaneis eximiu-se de apoiar qualquer dos candidatos a presidente, embora seja próximo de políticos como o governador eleito de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), alinhado a Bolsonaro e, da mesma forma que o presidenciável, não compareceu aos debates da semana final.