Vamos derrotar as ideias de Bolsonaro nas urnas, diz presidenta da UNE

Nesta segunda (08), a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, convidou todos os estudantes a se mobilizarem e votarem contra o candidato à presidência do PSL, Jair Bolsonaro. No segundo turno, dia 28, o capitão da reserva irá enfrentar o petista Fernando Haddad.

Por Verônica Lugarini

Marianna Dias - Foto: Vitor Vogel

“Jair Bolsonaro está no segundo turno das eleições e nós sabemos o quanto isso é preocupante. A União Nacional dos Estudantes (UNE) está campanha desde o primeiro turno contra Jair Bolsonaro porque nós não queremos um Brasil marcado pelo ódio”, disse em vídeo publicado nas redes sociais.

A presidenta destacou ainda a importância das eleições no Brasil e disse: "a UNE reconhece e valoriza o processo democrático do nosso país e da soberania do voto, por isso, nós queremos derrotar essas ideias nas urnas. Não queremos um candidato que prega o ódio e que não apresenta propostas consistentes para resolver os problemas do Brasil”.

Marianna destacou o retrocesso e a falta de propostas do candidato para a educação. Bolsonaro defende, por exemplo, a implementação da educação à distância desde o ensino fundamental, medida é criticada por especialistas. Ele pretende também ‘expurgar’ a pedagogia do educador Paulo Freire, patrono da educação no Brasil. Além disso, o candidato votou a favor da PEC 55 – teto dos gastos – que compromete o funcionamento e o futuro da universidade pública.

Ela lembrou também das polêmicas declarações do candidato que defende abertamente a tortura e de seu vice, Hamilton Mourão, que pretende acabar com o 13º salário dos trabalhadores. Ele declarou semana passada que o 13º é uma ‘jabuticaba’ para o país.

“Ao sairo resultado das urnas, Bolsonaro disse que não vai admitir organizações sociais e, quando fala isso, ele também fala que não vai admitir que o movimento estudantil se organize através da UNE e das entidades. Mas hoje, estamos organizados para defender o Brasil e para fazer campanha contra o fascismo, o ódio e o retrocesso".

"Portanto, nós convocamos todos os estudantes brasileiros e todas as entidades a montarem assembleias em seus cursos e em suas universidades contra o fascismo, convidando os professores, alunos e funcionários. Por isso reafirmamos nossa campanha contra o que esse candidato representa”, finalizou Marianna.