Flávio Dino é reeleito governador do Maranhão no 1º turno

Com 88% das urnas apuradas, Flávio Dino (PCdoB) é reeleito governador do Maranhão por 59,44% dos eleitores e confirma o sucesso de seu governo no estado. A segunda colocada foi a candidata Roseana Sarney (MDB) com 29,43%, em seguida aparece Maura Jorge (PSL) com 8,25%, Roberto Rocha do PSDB (2,12%), depois Ramon Zapata (PSTU) – 0,39% e Odivio Neto (PSOL) – 0,38%.

flavio dino

Com quase 60% dos votos, Flávio Dino (PCdoB) foi reeleito governador do Maranhão já no primeiro turno das eleições de 2018. Dino foi responsável por acabar com ‘dinastia’ dos Sarney que governaram o Maranhão por 50 anos e foi também o primeiro o governador da história do PCdoB no Brasil.

As pesquisas eleitorais já apontavam vitória com folga do comunista no primeiro turno. Votos brancos e nulos totalizaram 2,94% e nulos 9,62%.

Durante a primeira gestão de Flávio Dino (2014-2018), o Maranhão passou a ser referência nacional de boa gestão em índice divulgado pelo Tesouro Nacional. O governador ampliou investimentos públicos, combateu à corrupção e, principalmente, enfrentou a cultura oligárquica que estava instalada no estado pelo clã Sarney.

Com o comunista, o Maranhão foi eleito por um levantamento do G1 como o estado que mais cumpriu as promessas de campanha. Além disso, o estado é referência nacional no que se refere ao índice de transparência e acesso à informação da administração pública desde que a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor.

Sob sua gestão, o estado registrou o maior crescimento econômico do país em 2017, com 9,7% no ano passado. Enquanto o Brasil registrou apenas 1% no mesmo período.

Flávio Dino coleciona diversos programas exitosos como o Escola Digna, o Mais Asfalto, o Cheque Minha Casa, o Mais IDH. Na educação, o estado vivenciou um salto na qualidade da educação. Segundo o Ideb (avaliação do MEC), no primeiro ano do governo de Dino o Ideb subiu de 2,8 para 3,1 e em 2017 chegou a 3,4, sendo esta a maior marca da história do estado.

Além disso, o Maranhão tem o maior piso salarial de docentes do país. Desde 2015, os professores do estado tiveram reajuste salarial de 30,35%, bem acima da inflação do período medida pelo IPCA (índice oficial), de 21,46%, recebendo hoje R$ 5.750, 83. Isso significa que os professores tiveram um significativo aumento real, ou seja, elevaram o poder de compra diante da inflação.

Sobre Flávio Dino

Advogado e professor da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Flávio nasceu, cresceu e estudou em São Luís, onde atuou no movimento estudantil e, depois, assessorou sindicatos de trabalhadores. Passou em 1º lugar no concurso para juiz federal, atuando primeiramente no Maranhão e depois em Brasília.

Presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe) e foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Renunciou à carreira de juiz aos 38 anos para se dedicar à política.

Foi eleito deputado federal pelo PCdoB, sendo o primeiro parlamentar a ser escolhido quatro anos seguidos para a lista de mais influentes do Congresso em Foco, ainda no primeiro mandato. Também entrou na lista de Cabeças do Congresso, do Diap. Em 2011, assumiu a Presidência da Embratur, órgão responsável pela promoção turística do Brasil no exterior, período em que o turismo gerou 1 milhão de empregos.

Quando venceu sua primeira eleição para o governo no Maranhão, Dino pôs fim aos 50 anos de domínio do mais antigo grupo político do país, os Sarney.