Ratinho Junior é eleito governador do Paraná no primeiro turno

Com mais de 90% das urnas apuradas, o empresário Ratinho Junior (PSD) pode ser considerado o novo governador do Paraná, com (60,16%) dos votos. Filho do apresentador de TV Ratinho, o deputado usa a fama do pai para consolidar sua carreira política. A ala reacionária paranaense também se expressou no Senado, onde os dois eleitos foram o Professor Oriovisto Guimaraes (Podemos) com 29,47% e Flávio Arns (Rede) com 23,38%.

Ratinho Junior - Divulgação

Ratinho Junior pavimenta seu caminho rumo ao governo do Paraná desde 2002, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez, aos 21 anos. De lá pra cá, concorreu à Prefeitura de Curitiba, em 2012, e ocupou cargos públicos, entre eles a Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano.

A família de Ratinho detém um grupo empresarial milionário no Paraná, composto por fazendas e emissoras de rádio e TV. Em outras eleições, precisaram remendar noticiários por determinação da Justiça Eleitoral devido à cobertura parcial feita para beneficiar o filho do apresentador.

Agora com 37 anos, ele se aliou a nomes de fora da política, como o professor Oriovisto Guimarães (Podemos), fundador do grupo Positivo e eleito ao Senado, e seu vice, Darci Piana (PSD), empresário e presidente licenciado da Federação do Comércio do Paraná.

Na Câmara Federal o estado também manteve a tendência conservadora e elegeu em primeiro lugar o Sargento Fahur (PSD) e em segundo Felipe Francischini (PSL). A senadora Gleisi Hoffman (PT) foi eleita a terceira deputada federal mais votada.