Pesquisas apontam para segundo turno entre Haddad e Bolsonaro

Os números das pesquisas de intenção de voto divulgadas neste sábado (6) demonstram que os brasileiros e brasileiras querem a realização de um segundo turno na disputa presidencial. As pesquisas indicam a forte tendência de que haverá segundo turno entre Haddad e Bolsonaro. Essa indicação frustra a campanha de Bolsonaro que montou uma grande operação para que tais pesquisas indicassem, numericamente, sua vitória já na votação de 7 outubro.

Haddad e Bolsonaro

A campanha de Bolsonaro recorre a expedientes ilegais como entrevistas a emissoras de televisão em canais abertos, patrões pressionam empregados a votar em Bolsonaro, um turbilhão de fake news é espalhado nas redes, grandes empresários se movimentam em direção a Bolsonaro interessados em aumentar a exploração dos trabalhadores.

As candidaturas do campo progressista e democrático no qual se situam Fernando Haddad, Ciro Gomes e Guilherme Boulos revigoraram e intensificaram suas campanhas e contiveram a pressão da candidatura de Bolsonaro. Apesar do candidato fascista ter crescido, as pesquisas indicam que até o dia de hoje ele não alcançou o nível para impedir que a disputa vá ao segundo turno.

Desta noite até o último minuto das eleições de domingo (7), a militância, os apoiadores e as apoiadoras, os eleitores, eleitoras das candidaturas progressistas devem redobrar o empenho para que venhamos assegurar efetivamente o segundo turno. Este é um desafio fundamental para que o eleitorado possa conhecer melhor o que pensam os candidatos e definir com segurança qual caminho o Brasil deve seguir diante da encruzilhada com qual se depara: restaurar a democracia e com base nela desencadear um novo ciclo de desenvolvimento soberano com emprego e inclusão social ou permanecer e aprofundar na rota ultraliberal e neocolonial de Temer, de corte de direitos, entreguismo e, agora, a ameaça de fascismo.

Veja abaixo a evolução das pesquisas do Ibope e do Datafolha:

Evolução da pesquisa do Ibope – Fonte: G1
Evolução das pesquisas do Datafolha  Fonte: G1