Walter Sorrentino defende retomada do ciclo virtuoso democrático

O vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino, gravou uma mensagem a militantes e eleitores, sobre a responsabilidade de garantir o retorno do pacto democrático que garantiu avanços para os trabalhadores.

Walter Sorretino é vice-presidente e secretário de relações internacionais do PCdoB

Leia e assista a íntegra da mensagem:


Neste domingo os brasileiros têm mais uma jornada vigorosa de luta pela democracia.

Como se sabe, no Brasil, quem sustentou a democracia, sempre foi o povo brasileiro.

E nesse domingo, nas urnas, isso mais uma vez precisa ser demonstrado.

O Brasil está diante de apenas um extremismo, que é o extremismo fascista de um farsante, de um aventureiro, que não tem a menor condição de governar o país.

E face a isso, nós temos que repor o pacto democrático no país, que é o único caminho ou o primeiro caminho para que a gente reponha a trajetória virtuosa de direitos para o povo, para os trabalhadores, da soberania nacional e do respeito ao estado democrático de direito, que é indispensável para o povo lutar por seus direitos assegurar as suas conquistas.

Democracia é isso! É carteira assinada, democracia é comida na mesa do povo, democracia é liberdade religiosa, liberdade de orientação em todos os terrenos da vida pessoal.

E nós temos Haddad e Manuela, que, neste momento, representam exatamente a reposição do pacto democrático, antes de mais nada, mas para aplicar um programa comprovado no Brasil, que levou o Brasil a grandes vitórias durante os quatro governos progressistas.

E agora melhorado. Haddad é um sujeito de grande formação intelectual, política, íntegro, um democrata consequente, que sabe o que fazer para devolver o Brasil de novo à rota virtuosa.

E Manuela, como se vê, é uma figura que encantou o país todo. Manuela é uma figura de um carisma exuberante e com muita capacidade política. Isso é a renovação política! Esta é a renovação democrática no país! Este é o caminho para que a gente bote o país nos trilhos, mais uma vez.

Nós temos uma outra obrigação, amanhã. Todos nós brasileiros. Um governo Haddad e Manuela precisa de sustentação. A maior sustentação que podemos ter para o governo é a mobilização popular. A luta do povo por seus direitos, por suas conquistas, por seus interesses. Mas é preciso também um Congresso para garantir a governabilidade.

E nesse Congresso, que camaradas avançados precisam ser eleitos por nós todos. Em particular, os camaradas do PCdoB, da legenda 65. Um PCdoB mais forte é garantia de uma esquerda mais forte, de uma esquerda plural, é a garantia de um combate cotidiano pra que a gente realize os anseios dos brasileiros.

Eu estou com o 65, porque acho que é um voto também democrático de todos aqueles que compreendem a importância ter uma bancada firme, coerente, sagaz e hábil na condução política.

Portanto, nós, do PCdoB, pedimos mais uma vez seu voto e que se mantenham mobilizados até a última hora, para que a gente possa garantir esse segundo turno eleitoral e alcançar uma vitória do PCdoB. Muito obrigado!