Cinturão e Rota, a maior plataforma para cooperação internacional

"A Iniciativa do Cinturão e Rota da China é um bem público que a China oferece ao mundo", disse Wang Yi, ministro chinês das Relações Exteriores

Wang Yi

Ao discursar no Debate Geral da 73ª sessão da Assembleia Geral da ONU, na semana passada, Wang disse que a iniciativa proposta pelo presidente Xi Jinping cresceu até se tornar na maior plataforma de cooperação internacional.

"Ela visa gerar benefícios para todos através de consultas e cooperação", disse ele, acrescentando que ela é aberta, transparente e inclusiva.

Wang, também conselheiro de Estado chinês, disse que a iniciativa tem como base as regras e leis internacionais, e procura alcançar um desenvolvimento ecológico, amigo do meio ambiente e sustentável.

"Ela busca a prosperidade comum através da complementaridade maior entre os países participantes", observou ele.

Até setembro deste ano, mais de 130 países e organizações internacionais assinaram acordos de cooperação do Cinturão e Rota com a China, segundo o chefe da diplomacia chinesa.

Wang estendeu um convite no Debate Geral da Assembleia Geral: "No próximo ano, a China hospedará o segundo Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional, e damos as boas vindas a todas as partes para ir e participar desse evento."