Na ONU, Venezuela anuncia estabilidade econômica e resistência aos EUA

Na manhã desta quarta-feira (26) o chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, participou da 73ª Assembleia Geral da ONU, realizada em Nova York, e reforçou que o país vai seguir rumo à construção da paz e da estabilidade econômica apesar dos ataques dos Estados Unidos.

Jorge Arreaza na ONU - Divulgação

Na terça-feira (25) Washington impôs novas sanções contra a Venezuela, desta vez, através do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. A medida afeta funcionários do governo venezuelano.

Arreaza usou a Assembleia para denunciar tal medida que, segundo ele, está fora do direito internacional e obedece à Doutrina Monroe. Para o chanceler, a política dos Estados Unidos tem agredido os países latino-americanos e caribenhos.

O ministro das Relações Exteriores venezuelano também rechaçou as declarações intervencionistas do presidente dos EUA, Donald Trump, contra a Venezuela feitas durante seu pronunciamento feito neta terça-feira (25). “É uma agressão contra a Venezuela mas também contra os 34 países latino-americanos e caribenhos”, disse.

Para Arreaza, o posicionamento de Trump representa desprezo aos organismos internacionais, como a própria ONU. Com isso, exigiu do organismo uma postura “mais contundente” frente aos governos que violam os princípios da Carta Democrática e promovem o unilateralismo para atacar outros povos.

Disse ainda que, apesar das agressões de Trump e das sanções que vão acentuar ainda mais a crise política e financeira que a Venezuela enfrenta, o país sul-americano vai continuar construindo a paz e buscando a estabilidade.