Contra a corrente, taxa de desemprego deve cair para 4,1% na Bolívia

A taxa de desemprego na Bolívia, situada em 4,54%, deve sofrer nova redução e fechar o último trimestre de 2018 em 4,1%, segundo o governo do país.

Bolívia - centro de La Paz - Divulgação

A informação foi divulgada na terça-feira (11) pela ministra de Planejamento de Desenvolvimento do país, Mariana Prado, de acordo com dados apurados até o momento pelo governo na Pesquisa Contínua de Emprego, que mede trimestralmente a ocupação no país.

“Nós estávamos com uma taxa de 4,54%. Certamente vamos apresentar os dados mais recentes na última pesquisa de emprego contínuo, mas o avanço que tenho é que houve uma redução do desemprego em todo o país. Estamos perto de 4,1%.”

Em entrevista coletiva à imprensa, a representante disse que o investimento estatal foi um dos fatores fundamentais para a redução da desocupação “em nível nacional”. No primeiro semestre de 2018, o governo de Evo Morales atingiu 42% da injeção de capital de US$ 4,6 bilhões programada para o ano.

A ministra afirmou ainda que o governo se assegurou de que todas as empresas e entidades do sistema público irão cumprir com suas metas de investimento, traçadas em janeiro, o que mostra que “obras estão funcionando, que estão arcando com folhas de pagamento e que há financistas”.

Números do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostram que a Bolívia é, junto com Guatemala e México, o país com menor índice de desemprego entre os latino-americanos.
De acordo com o vice-ministro de Orçamento e Contabilidade, Jaime Durán, o crescimento se deve ao modelo econômico existente desde 2006, baseado na demanda interna, redução da pobreza e aumento salarial.

Segundo Durán, guatemaltecos e mexicanos sofrem, respectivamente, com pobreza extrema e desigualdade de renda, enquanto na Bolívia a diminuição da taxa de desemprego acompanha a diminuição da desigualdade.

Crescimento

O Instituto Nacional de Estatística (INE) do país projetou, em janeiro, um crescimento econômico acima dos 4% para o ano de 2018. Até junho, o Banco Mundial confirmou que a Bolívia manteve um patamar de crescimento de 3,9%, cerca de 1,2% acima da média de crescimento esperada no ano para a América Latina e o Caribe.