Ato de Luto pelo Museu Nacional acontece nesta segunda na Cinelândia

Nesta segunda-feira (03), por volta das 9h, manifestantes iniciaram ato de luto no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Mais tarde, às 16h acontecerá outra manifestação na Cinelândia, no Rio. Para a população, o incidente reflete o descaso com que a ciência vem sendo tratada no Brasil. O protesto é contra o ocorrido e acontecerá para chamar a atenção para a forma com que governo vem tratando a ciência.

incêndio museu nacional - Agência Brasil

Diversas entidades estudantis, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (SNPG), o DCE UFRJ e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) convocam, para esta segunda-feira (3), a partir das 16h, uma manifestação na Estação Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro.

O evento, chamado “Luto pelo Museu Nacional! Em defesa da universidade pública!”, é o primeiro a ser convocado em função do incêndio que praticamente destruiu todo o acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio, na noite deste domingo (03).

Leia a nota completa sobre a manifestação

Mais um episódio lamentável para a educação brasileira. Nos deparamos nesta noite de domingo com a absurda notícia de que parte significante do patrimônio histórico do país estava em chamas.

O museu nacional é o maior museu de história natural da América Latina, com mais de 20 milhões de peças em seu acervo. O dano sofrido pelo museu, além de ser uma perda para pesquisa e ciência do Brasil e do mundo, é uma perda pra educação pública, uma vez que seu setor de ensino foi o primeiro de todos do país.

Poderia ser apenas uma tragédia se o descaso com a educação pública já não fosse recorrente nos últimos anos. Só na UFRJ já é o terceiro incêndio, e nada disso é por acaso. Para exemplificar, em 2013, o valor em milhares investido no museu era de 531, frente a 54 em 2018, e ainda temos que aguentar o pacote golpista que sucateia nossas universidades e congela os investimentos em educação por 20 anos.

A União Estadual dos Estudantes conclama todos e todas que têm compromisso com a educação no Brasil para estar às 16h, na Cinelândia em ato pela educação pública, de qualidade e socialmente referenciada!

Ato em frente ao Museu Nacional

Mais cedo, um protesto de indignação e solidariedade após o incêndio no Museu Nacional no Rio reuniu uma multidão na porta da Quinta da Boa Vista na manhã desta segunda (03). Com críticas ao poder público de modo geral e ao governo federal, o ato apontou descaso com a história do Brasil, com a ciência e instituições públicas de ensino e pesquisa.

O protesto aconteceu do lado de fora do portão e houve momentos Após horas em frente ao prédio, acompanhando o rescaldo e reivindicando pela valorização da cultura e da educação no país, os manifestantes foram reprimidos pela polícia.

Para a servidora e pesquisadora da Fiocruz Márcia Valéria Morosini foi ao ato prestar solidariedade aos funcionários do museu e defendeu que era preciso liberar a entrada, porque o protesto era um gesto de abraço.

"Todos nós, brasileiros, tínhamos que estar aqui. O que se perdeu hoje é muito representativo e é muito simbólico das perdas acumuladas para a ciência do Brasil" , disse ela. "O que perdemos é uma memória do mundo. Nós éramos guardiões de uma parte da memória da humanidade."

A estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Vitória Barbosa, de 18 anos, conta que foi ao protesto se manifestar contra o descaso com a universidade pública no Brasil. O museu é admistrado pela universidade, que teve outros registros de incêndio em prédios importantes nos últimos anos. "Vim protestar tanto pela universidade quanto por todos os espaços públicos de cultura e educação."