“A nossa causa é a soberania do povo”, afirma Haddad

Cumprindo agenda de campanha em Garanhuns (Pernambuco) neste sábado (1º/9), terra natal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato à vice-presidência pelo PT-PCdoB-Pros disse em coletiva de imprensa que “a causa da soberania popular e da soberania nacional é muito maior do que as dificuldades que estamos enfrentando”, se referindo a decisão que cassou a candidatura de Lula.

Haddad em Fortaleza - Ricardo Stuckert

Haddad disse que na segunda-feira (3) vai discutir com Lula os rumos da campanha, mas adiantou: “Nós não estamos fazendo cálculo eleitoral, nós estamos defendendo um bem maior, que é a soberania popular”.

Ele lembrou que desde que Lula foi preso, o índice de intenção de voto nele cresceu. "Por que cresceu tanto a disposição do povo votar nele? É isso que nos faz crer que estamos do lado certo da Justiça”, disse Haddad.

Na sexta (31), antes do resultado da sessão do TSE, Haddad afirmou que que independentemente do resultado do julgamento, o PT só tomará uma decisão sobre as eleições após encontro com o presidente Lula.

Haddad criticou a decisão da justiça eleitoral de votar em tempo recorde o registro da candidatura do Lula. Para ele, o TSE pulou uma etapa do processo, uma vez que não respeitou os prazos para que as alegações finais da defesa de Lula fossem realizadas.

“Eu queria manifestar uma certa desolação com a Justiça, no sentido de prejudicar o direito de defesa do presidente Lula em apresentar as alegações finais. O que está em jogo é o direito do povo eleger o seu presidente. Não estamos falando de uma coisa qualquer, estamos falando de um elemento da democracia atropelado, sobretudo, após a manifestação da ONU”, ressaltou.