Lula tem até dia 30 para apresentar defesa de candidatura no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intimou o candidato Luiz Inácio Lula da Silva a apresentar defesa de sua candidatura em até 7 dias corridos, prazo que termina em 30 de agosto. O ministro Roberto Barroso é o relator do caso.

tribunal superior eleitoral tse - Divulgação

Com isso, os advogados terão 7 dias corridos para apresentar a defesa aos 16 questionamentos apresentados ao tribunal. Uma das impugnações foi apresentada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Ao fim do prazo para manifestação da defesa, o relator decide se há necessidade de prazo para produção de provas. Se entender que não, ele já pode definir se defere ou não o registro de candidatura.

O pedido de registro da candidatura foi protocolado dia 15 de agosto e questionado em razão da condenação de Lula no caso do triplex em Guarujá (SP). Após a defesa apresentar sua razões, o relator do pedido de registro no TSE, ministro Luís Roberto Barroso, ainda poderá ouvir testemunhas (em até 4 dias), coletar provas (mais 4 dias) e pedir alegações finais das partes (outros 5 dias) antes de levar a decisão ao plenário do TSE, formado por 7 ministros.