Pesquisa Ipsos: Lula é o candidato mais aprovado pela população

De acordo com a pesquisa Barômetro Político Estadão-Ipsos, o ex-presidente Lula é o candidato mais aprovado pela população brasileira com 47%, um crescimento de 2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Lula - Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Divulgada nesta segunda-feira (20), a nova pesquisa Ipsos aponta o ex-presidente Lula (PT) como o candidato mais aprovado pela população brasileira. Após crescer 2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, Lula agora é aprovado por 47% da população. Enquanto isso, Lula além de ser o candidato mais aprovado, ele é também o menos rejeitado. A desaprovação do petista segue em queda, de 53% para 51%.

Todos os outros candidatos têm forte desaprovação. Alckmin, do PSDB e que representa a continuidade do governo Temer, aparece com 70% de desaprovação, a maior entre os presidenciáveis. Em julho, a desaprovação ao tucano era de 68%.

Em segundo lugar está Ciro Gomes (PDT), sua desaprovação subiu, de 63% para 65%, enquanto a sua aprovação caiu um ponto percentual, de 19% para 18%. Depois aparece Jair Bolsonaro (PSL), sua rejeição aumentou um ponto, de 60% para 61%, mas a sua aprovação subiu, de 23% para 24, entre julho e agosto. 

A reprovação de Marina Silva (Rede) foi de 63% na última pesquisa para 61%. Já sua aprovação subiu, de 27% para 30%.

O candidato do MDB, Henrique Meirelles, registra índice de desaprovação de 60% em agosto, ante 58% no mês passado. Sua aprovação, contudo, permaneceu em 5%.

Segundo a pesquisa, a aprovação de Lula é a maior entre as 17 personalidades apresentadas pelo Ipsos aos eleitores. Em segundo lugar aparece o juiz Sérgio Moro com 41%. A seguir estão Marina Silva, com 30%, e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, com 28%.

Enquanto isso, a desaprovação de Michel Temer segue alta com 94%.