Ministro do Chile demitido após relativizar crimes da ditadura

Mauricio Rojas, recém-empossado ministro da Cultura do Chile pelo governo do conservador Piñera, foi demitido após fazer comentários inapropriados contra o Museu da Memória e dos Direitos Humanos de Santiago, que relata o golpe de Estado de 1973 e a sangrenta ditadura de Augusto Pinochet através da experiência das vítimas

Mauricio Rojas

O historiador havia sido nomeado na quinta-feira (9) pelo Governo conservador de Sebastián Piñera, mas logo vieram à tona suas declarações sobre o tema. "Mais que um museu (…) trata-se de uma montagem cujo propósito, que sem dúvida consegue, é impactar ao espectador, deixá-lo atônito, impedir-lhe de raciocinar (…) É um uso sem-vergonha e mentiroso de uma tragédia nacional que tocou a tantos tão dura e diretamente", escreveu em 2015 no livro Diálogos de Conversos, uma conversa com o atual chanceler chileno, Roberto Ampuero.

As palavras de Rojas causaram impacto em diferentes setores da sociedade chilena e sobretudo no mundo da cultura e das artes, onde consideraram impróprio que Rojas liderasse a pasta e exigiram ao La Moneda, o palácio presidencial, sua saída, o que se concretizou nessa segunda-feira (13). Piñera afirmou que não compartilhava as palavras de Rojas, embora tenha dito também que seu Governo não compartilha "a intenção de certos setores do país, que pretendem impor uma verdade única e que não têm nenhuma tolerância e respeito pela liberdade de expressão e opinião de todos nossos compatriotas".

Durante o fim de semana, músicos, atores, escritores, artistas, intelectuais, vítimas, ativistas, sindicatos de cultura, servidores públicos do próprio ministério, entre outros, fizeram apelos públicos ao La Moneda para que Rojas fosse destituído.

O Museu da Memória, inaugurado em 2010, é um espaço de cinco mil metros quadrados com o qual o Estado busca um reparo simbólico para as milhares de vítimas da ditadura de Pinochet e também educar as novas gerações sobre o passado recente de Chile, para que a ditadura não se repita.