Adiar no Senado entrega do Pré-Sal é vitória dos trabalhadores

Foi bem-sucedida a movimentação realizada nesta terça-feira (7) pelos petroleiros para evitar a votação em regime do urgência do PLC 78/2018. De acordo com o projeto do deputado José Aleluia (DEM-BA), até 70% dos direitos de exploração que a Petrobras tem sobre 5 bilhões de barris do Pré-sal podem ser transferidos para outras petroleiras. Segundo matéria publicada no portal da CUT, acordo entre líderes no Senado decidiu que o PLC só deverá ser votado após as eleições.

Petroleiros em defesa da Petrobras - reprodução

“Uma pesquisa no google dificilmente vai encontrar um grande empresa de petróleo no mundo que tenha acesso a reservas como o Brasil tem e que transfira para outro país. O máximo que você encontra são parcerias mas o controle fica com o estado nacional. Aqui estamos abrindo mão desse controle”, declarou em junho ao Portal Vermelho o petroleiro Divanilton Pereira, presidente em exercício da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), e diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Na ocasião o projeto havia sido aprovado em regime de urgência na Câmara dos Deputados.

Para evitar no Senado o mesmo que o ocorreu na Câmara, onde o PL da cessão onerosa do Pré-sal foi aprovado a toque de caixa, a "brigada petroleira" ocupou os gabinetes dos senadores desde o início da semana por iniciativa da Federação Única dos Petroleiros (FUP). “Os líderes dos partidos com os quais conversamos, e conseguimos convencer, ajudaram a pressionar o presidente do Senado para que esses projetos não fossem encaminhados para votação em regime de urgência”, explicou o direitor da FUP, Deyvid Bacelar.

Temer: Entregar em 2 anos maior descoberta petrolífera dos últimos 50 anos

“O Brasil descobre o pré-sal, a maior província petrolífera descoberta nos últimos 50 anos no planeta, possivelmente a última e isso é importante. Geologicamente, a probabilidade de se repetir a existência de outra grande província petrolífera no planeta não é muito grande”, afirmou Guilherme Estrela diretor de produção e exploração da Petrobras em vídeo produzido pela TVT. A FUP completa: "E o governo golpista de Temer quer entregá-lo em apenas 2 anos". A campanha da FUP é para que os senadores votem Não ao PLC 78/2018, caso este vá à votação.

Confira o vídeo que explica a formação do Pré-sal e participe da campanha em defesa das reservas brasileiras: