Dia do Basta: Esquenta mobilização para protesto dos trabalhadores

Desemprego crescente, ataques aos direitos sociais e trabalhistas, ameaças à aposentadoria são alvo dos protestos organizados para esta sexta-feira, 10 de agosto, o Dia do Basta. Iniciativa das centrais sindicais, os atos se consolidam por todo o país com o reforço das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Trabalhadores dos transportes se mobilizam para realizar atrasos em terminais de ônibus e planfletagem na véspera.

Por Railídia Carvalho

protesto 10 de novembro 2017 centrais contra reforma trabalhista - Tiago Macambira

A Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) confirmou atos na Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

Onofre Gonçalves, da direção nacional da CTB, avaliou como positiva a plenária realizada em São Paulo no dia 2 de agosto. “Reunimos 14 categorias da Capital e do interior de São Paulo, e nossa expectativa é muito positiva para os atos que serão realizados aqui no Estado", informou o dirigente.

Flávio Jorge, da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), afirmou que as mobilizações vão “mostrar quem são os inimigos da democracia, do povo e da classe trabalhadora. “Vamos mostrar o desserviço de Temer, Alckmin e Bolsonaro e dessa turma toda [os que ajudaram a tirar direitos sociais e trabalhistas] será muito importante”, afirmou Flávio ao portal da Central Única dos Trabalhadores.

Em entrevista ao Portal Agência Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical, reafirmou que os “Sindicatos vão realizar atos e manifestações nos locais de trabalho e mobilizar o maior número de trabalhadores para o ato em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na avenida Paulista. 

“Por que em frente a Fiesp? Porque eles são o símbolo do que aconteceu no Brasil nestes dois anos. Eles, ao lado da Confederação Nacional da Indústria (CNI), lideraram o processo pelo fim da legislação trabalhista”, declarou ao Portal Vermelho Sérgio Nobre, secretário-geral da CUT.

Confira os locais e horários dos atos confirmados (fonte: CTB):

Bahia
Salvador, concentração às 8h30, em frente ao mercado modelo

Ceará
Fortaleza, praça da Bandeira, na região central, a partir das 9h

Goiás
Goiânia, concentração na esquina das av. Anhanguera e Tocantins, às 16h, e caminhada até a praça do Centro Universitário

Minas Gerais
Belo Horizonte, ato público na praça da Estação, das 7h às 9h e panfletagem no centro das 16h às 18h30h

Pará
Belém, mercado de São Brás, às 17h

Paraná
Curitiba, Fiep, às 11h

Pernambuco
Recife, na praça da Democracia Derby, às 15h

Rio Grande do Sul
Porto Alegre, Fecomércio, às 8h

Rio de Janeiro
Na Praça XV, às 16h, diversos atos menores e paralisações estão marcados ao longo do dia.

São Paulo
Fiesp, às 10h

Sergipe
Aracaju, praça General Valadão, às 15h