Nicolelis denuncia 'pá de cal' que decreta o fim da ciência brasileira

O médico e pesquisador Miguel Nicolelis fez coro ao alerta do presidente da Capes, Abílio Neves, de que se nada mudar no orçamento do MEC de 2019, estudantes de pós-graduação brasileiros não terão bolsas de estudos a partir de agosto de 2019. "Está em curso o processo que pode representar a última pá de cal da ciência brasileira", disse o pesqusiador.

Miguel Nicolelis - Pedro Sibahi/Agência PT

Em publicação no Twitter, o pesquisador e médico, Miguel Nicolelis, demonstrou extrema preocupação com o rumos que a ciência brasileira vem enfrentando.

Nesta quarta-feira (01), o Conselho Superior da Capes (Coordenação da Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) enviou um ofício ao ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, alertando para o risco de, a partir de agosto de 2019, a entidade não ter mais recursos para pagar bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, bem como de iniciação à docência e formação de professores de educação básica. Ou seja, caso os cortes continuem, será decretado o fim da ciência e das pesquisas no Brasil.

Sem recursos, haverá suspensão dos pagamentos de 105 mil bolsistas a partir de agosto de 2019.

Diante disso, Nicolelis afirmou: "Está em curso o processo que pode representar a última pá de cal da ciência brasileira. Se nada mudar no orçamento do MEC de 2019, jovens cientistas brasileiros não terão bolsas de estudos da CAPES a partir de agosto de 2019! O Dia do Juízo Final da Ciência Brasileira foi marcado!", disse pelo Twitter.

"Quando um país se cala e se omite, frente a aniquilação dos sonhos dos seus jovens, ele decreta a total inviabilização do seu futuro, enquanto nação soberana", acrescentou o pesquisador.

Veja abaixo: