Eletricitários paralisam 24 horas nesta terça em defesa da Eletrobras

Os trabalhadores e trabalhadoras da Eletrobras e suas subsidiárias vão paralisar as atividades por 24 horas, nesta terça-feira (17), em defesa do fortalecimento do setor elétrico estatal e contra a tentativa de privatização das distribuidoras de energia. Além de exigir a saída imediata do presidente da empresa Wilson Pinto, pela sua péssima gestão e, principalmente, pelo fato de trabalhar para desmoralizar a categoria e a holding.

Trabalhadores exigem saída do presidente da Eletrobras - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Justiça Federal no Rio de Janeiro suspendeu o leilão das seis distribuidoras da Eletrobras, marcado para 26 de julho. A juíza Maria do Carmo Freitas Ribeiro citou a liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que proibiu a privatização de empresas públicas, sociedades de economia mista, subsidiárias e controladas sem aval do Congresso no dia 27 de junho.

No entanto, de acordo com publicação do Jornal do Brasil, o governo tenta reverter o bloqueio de privatização das distribuidoras da Eletrobras. “O governo ainda trabalha com a expectativa de que o leilão aconteça no dia 26 de julho, não houve alteração na posição do governo”, afirmou o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun.

Para o dirigente do STIU-DF, David Oliveira, se o governo não recua com o plano de privatização das estatais elétricas a luta dos sindicalistas e trabalhadores não retrocede. “Mais uma vez vamos mostrar a força dos eletricitários. Em agosto completa um ano de acirrada disputa em defesa da Eletrobras, não vai ser agora que vamos ceder”, ressalta Oliveira.

O governo ilegítimo de Michel Temer anunciou em agosto passado um pacote de privatizações, que colocou a Eletrobras na mira da iniciativa privada. A estatal é responsável por mais da metade da energia elétrica consumida no país, controla 47 hidrelétricas, 114 térmicas, 69 eólicas e distribuidoras de energia de seis estados. Além de gerir o programa Luz Para Todos, que já levou energia elétrica para mais de 15 milhões de brasileiros.

#ForaWilsonPinto

Junto à paralisação, os eletricitários pretendem ocupar as redes. Com início às 10h, as entidades sindicais vão promover um twitaço para pressionar e reivindicar a imediata renúncia de Wilson Pinto.

No comando da Eletrobras, Wilson Pinto iniciou um Plano Diretor de Negócios e Gestão (PDNG), onde ficou evidente as pretensões do gestor. Na lista, está o favorecimento do mercado financeiro com a entrega do controle acionário da Eletrobras, demissão de 12 mil trabalhadores e a penalização da população brasileira com o aumento da tarifa de energia.

Pinto chamou os trabalhadores da Eletrobras de vagabundos, tentou aumentar seu salário em 46%. Descumpriu o estatuto da própria estatal ao ocupar mais de 5 cargos em conselhos de administração, foi o primeiro presidente da história da Eletrobras a receber advertência da Comissão de Ética da Presidência da República. Age em conflito de interesses através da atuação em diversos conselhos de administração de empresas do setor, além de contratar serviço que não é de competência da Eletrobras, burlando a Lei de Licitações através de inexigibilidades.

No twitaço deve ser usada a hashtag #ForaWilsonPinto.