Procuradora da Mulher no Senado repudia caso de assédio na Copa

A atitude do grupo de torcedores brasileiros que ganhou repercussão internacional durante a Copa do Mundo realizada na Rússia, foi condenada pela Procuradoria da Mulher do Senado nesta terça-feira (19). 

Procuradora da Mulher no Senado repudia caso de assédio na Copa - Roque de Sá/Agência Senado

Em nota, o órgão diz que os agressores exploraram o clima de festa para constranger a estrangeira. “Entoaram, coletivamente, expressões de conteúdo misógino, pornográfico, com ofensas ao corpo da mulher”, enfatizou.

Segundo procuradora especial da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o grupo de torcedores envergonha o Brasil. “Eles se aproveitaram do fato de a mulher não compreender nosso idioma para humilhá-la e ridicularizá-la”, afirmou.

Grazziotin acrescenta que “o fato multiplica a gravidade da cena, que mostra, em poucos segundos, por que as mulheres brasileiras têm razão em lutar contra o machismo e uma realidade de estupro e feminicídios, que os homens insistem em pintar de cor de rosa”.

A nota lida em plenário pela senadora, salienta que a cultura do estupro brutaliza homens do Brasil desde sua formação mais tenra e por vezes os acompanha até a idade em que deveriam mostrar comportamento adulto e maduro. “Que o repúdio das mulheres do Brasil e do mundo tenha um caráter educativo para esses homens e que a solidariedade coletiva feminina tranquilize e alivie o coração de nossa irmã estrangeira”.

De acordo com a senadora, o Congresso Nacional deve discutir os procedimentos legais que podem ser adotados para que “esses brasileiros, que, repito, humilharam, degradaram a imagem de uma mulher estrangeira possam ser punidos”.

Em comunicado à imprensa, o ministério do Turismo afirma que o machismo e a misoginia não são aceitáveis em nenhuma situação, menos ainda durante evento que promove a integração das nações, como a Copa do Mundo.

A embaixada brasileira na Rússia informou, por nota, que recebeu as manifestações de repúdio informais de brasileiros que comentaram na internet o comportamento do grupo de torcedores.