Senado americano confirma Mike Pompeo como secretário de Estado

O Senado norte-americano confirmou nesta quinta-feira (26) a nomeação do atual director da CIA, Mike Pompeo, para o cargo de secretário de Estado

mike pompeo

O homem que o presidente Donald Trump escolheu para substituir Rex Tillerson na liderança da política externa norte-americana teve um processo de confirmação conturbado, mas no final imperou a maioria do Partido Republicano e os cálculos eleitorais de alguns senadores do Partido Democrata.

Mike Pompeo teve 57 votos a favor e 42 contra. No ano passado, em Janeiro, Pompeo foi nomeado diretor da CIA com 66 votos a favor e 32 contra.

Na semana passada, em pleno processo de confirmação no Senado, o Trump revelou que Pompeo tinha viajado até à Coreia Popular para se reunir com Kim Jong-un, um encontro que aconteceu "há semanas". Se o Senado não tivesse aprovado a nomeação de Pompeo, além da crise política no país, o processo de negociações entre os EUA e a Coreia Popular poderia ser comprometido- ou pelo menos era essa a mensagem que o presidente pretendeu, com sucesso, passar para o Pentágono. Trump e Kim irão se encotnrar no final de maio; o local do encontro ainda não foi revelado.

Além de Pompeo, Trump também nomeou John Bolton para assessor de Segurança Nacional, um cargo que não precisa de confirmação pelo Senado. Apesar de não serem vistos como duas pessoas próximas, Mike Pompeo e John Bolton defendem uma postura de maior agressividade por parte dos EUA nas negociações internacionais, o que levou os seus críticos a dizerem que o presidente abriu uma "sala de guerra" na Casa Branca.


Pompeo é conhecido dentro da CIA por ser um grande entusiasta das políticas sugeridas por Trump, como o "America First" ("América Primeiro"), enquanto Bolton foi embaixador na ONU no mandato de George W. Bush, conhecido pela invasão do Afeganistão e pela Guerra do Iraque; além disso, o novo assessor defende a utilização da guerra em países como o Irã e na Coreia Popular.