Estado Islâmico ameaça eleições no Iraque

O Iraque tem eleições marcadas para o dia 12 de maio. Neste domingo (22) um porta-voz do grupo Estado Islamico (EI) teria convocado atentados contra as seções eleitorais do dia 12

Haider al Abadi

O porta-voz do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), Abu al Hassan al Muhajir, teria convocado os jihadistas a cometerem atentados contra as seções eleitorais durante o próximo pleito no Iraque, o primeiro após a derrota da organização terrorista no país.

Em mensagem difundida pelo aplicativo de mensagens Telegram, e cuja autenticidade não pôde ser verificada, a suposta voz de Muhajir ameaça com "ataques contra o governo xiita no Iraque e contra todos as seções eleitorais e indivíduos que se encontrarem em seu interior".

o atual primeiro-ministro Haidar al Abadi, o favorito para vencer as eleições segundo as sondagens, anunciou em dezembro de 2017 a derrota do EI após três anos de ocupação, nos quais os jihadistas controlaram grande parte do território iraquiano. A ascenção do Estado Islâmico no Oriente Médio foi consequência da Guerra do Iraque. 

Muhajir convocou todos os simpatizantes do grupo radical, que ainda controla uma pequena parte da Síria, sobretudo na fronteira com o Iraque, que "deixem em ruínas" os postos de "segurança, econômicos e midiáticos" do governo iraquiano.