Bazar arrecada 20 mil peças para ajudar acampamento em Curitiba

Mais de 20 mil peças arrecadadas e muita procura por pessoas que gostam de brechó e gostam do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Bazar Lula Livre, organizado por um grupo de apoiadores de Lula e instalado na loja Armazém do Campo, foi sucesso de público e forte demonstração de solidariedade.

Bazar arreacada peças para ajudar acampamento lula livre em curitiba abril de 2018 - Reprodução

Desde a abertura, às 10h deste sábado, é grande a movimentação em torno das roupas, calçados, livros, utensílios de decoração e outros itens doados ao longo da semana. Parte do material doado, mais de dez caixas de agasalhos, cobertores e outras peças consideradas mais urgentes para quem está no acampamento Lula Livre, em Curitiba, já foi despachado nesta sexta-feira.

"Foi um volume muito grande, coisa de 20 mil peças doadas, e aquilo que o pessoal que está aguentando firme, lá próximo do presidente Lula, está mais precisando a gente já mandou num caminhão cheio ontem", diz a figurinista Tica Bertani, uma das organizadoras da iniciativa. Toda a arrecadação com as vendas de hoje e de uma possível nova edição – "tem muita coisa e a gente vai precisar organizar uma outra, precisamos pensar em um novo formato" – será destinada à manutenção do acampamento.

"Quem quiser ajudar e não puder vir ao bazar pode fazer doações diretamente na campanha pelo internet", diz a ativista. O endereço é vigilialulalivre.pt.org.br.    

O Armazém do Campo, loja mantida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), já vale a visita. A loja que fica na Alameda Eduardo Prado, 499, Campos Elíseos, região central de São Paulo, foi inaugurada em julho de 2016 para escoar produtos orgânicos e agroecológicos produzidos pelos assentamentos, como arroz, feijão, geleias, cachaças, cervejas, frutas, legumes e verduras. Todos livres de venenos.

O bazar é um espécie de brechó da democracia. A organização informa que tem muita coisa de qualidade e deve encerrar as atividade às 18h, emendando com uma celebração movida a música ao vivo, com o grupo Partido do Samba, que vai tocar até as 22h.