Começam as decisões dos campeonatos estaduais pelo Brasil

No último final de semana diversos campeonatos pelo Brasil começaram a ser decididos, e o Arquibancada sobrevoa o país inteiro para contar quem são as torcidas que estão próximas de levantar a taça. Hoje começamos com as regiões Sudeste e Norte, amanhã vamos com Nordeste, Centro-Oeste e Sul.

Por Thiago Cassis*

Remo Futebol

Amazonas

O certame amazonense é disputado por 8 clubes, e na final, tem o campeão do primeiro turno, enfrentando o vencedor do segundo. O Fast Club já está garantindo na final, e na próxima quarta-feira (4), o Manaus pega o Princesa do Solimões para definir quem vai pra grande final do estadual.

Acre

O torneio acriano de futebol da primeira divisão tem uma fórmula de disputa similar ao amazonense, 8 clubes, com os campeões de turno se enfrentando na final. Mas no caso do estado do Acre, os finalistas já estão decididos. Galvez e Rio Branco decidirão nos dias 4 e 8 de abril quem é o maior do estado em 2018.

Pará

Pelo campeonato paraense de 2018, os gigantes Paysandu e Remo decidem o título em dois super clássicos. Na primeira partida, no último domingo (1), os remistas levaram a melhor e venceram por 2 a 1. Agora o Remo entra apenas precisando de um empate para ser campeão, já o Paysandu precisa vencer por dois gols de diferença para ser tri-campeão. Se o Paysandu vencer por um gol de diferença a decisão será nos pênaltis.

Os campeonatos do Amapá e Roraima só terminam no final de maio, pelo tocantinense a decisão será em junho e em Rondônia muita bola ainda vai rolar também e o campeão só será conhecido em julho, durante a Copa do Mundo.

Da região Norte voamos direto pro Sudeste, que conta com grandes clássicos definindo seus campeões…

Minas Gerais

Pelo mineiro de 2018, o Atlético-MG abriu boa vantagem. O galo bateu o seu grande rival, o Cruzeiro, por 3 a 1 e agora pode perder até por 1 gol de diferença no próximo domingo, que mesmo assim levanta o bi-campeonato. Ao Cruzeiro resta a tarefa de vencer por 2 gols para evitar a festa atleticana.

Rio de Janeiro

O Vasco com um gol no final do jogo está em vantagem para conquistar o campeonato carioca desse ano. Depois de estar a frente no placar o Botafogo viu os vascaínos reagirem e permitiu a virada. A partida terminou 3×2, e agora o fogão precisa vencer por 2 gols para ser campeão, caso o Botafogo vença pela diferença de 1 gol a partida vai para as penalidades. O Vasco é campeão com um simples empate.

São Paulo

Pelo Paulistão, Corinthians e Palmeiras fizeram uma partida nervosa. O verdão venceu por 1 a 0 em plena casa corintiana e agora levanta a taça com um empate em seu estádio. O Corinthians precisa ao menos de um gol de diferença para decidir nos pênaltis, se vencer por 2 de diferença consegue realizar a difícil tarefa de ser campeão na casa de seu maior rival. O jogo acontece no domingo, dia 8.

Espírito Santo

Terminando nossa primeira parte no giro pelos estaduais do país, o campeonato capixaba. Por lá, o Serra pode ser campeão se empatar em casa no próximo sábado, 7, contra o Real Noroeste, isso porque a equipe venceu a primeira partida por 1 a 0.