PTB apoiará Lula no “painel” e espera convite para coalizão

O PTB foi convidado hoje (23) pelo presidente Lula a integrar a base governista no próximo mandato e informou que o apoio poderá ser verificado durante as votações de projetos governistas no Congresso, e não necessaria

O PTB comunicou nesta quinta-feira (23) o apoio do partido ao segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas o partido não deve integrar a chamada coalizão política defendida por Lula para os próximos quatro anos. O líder do PTB na Câmara, deputado José Múcio (CE), disse que a legenda vai apoiar o presidente no Congresso sem negociar cargos no governo. ''Vamos apoiar o governo sem pedir nada em troca. Nós já ajudamos o governo no primeiro mandato, temos um ministro no governo [Walfrido Mares Guia, do Turismo]. Não temos que negociar, mas dizer que estamos em sua base dispostos a ajudar'', disse Múcio.


 


 


Múcio não deixou claro, no entanto, como será o apoio ao governo sem a participação na coalizão política. O líder disse, apenas, que a intenção do partido é ajudar o Executivo na aprovação de matérias no Congresso -sem necessariamente aumentar a participação da legenda no primeiro escalão do governo. ''Seria deselegante expressar o nosso apoio e parceria se estivéssemos pleiteando alguma coisa'', afirmou.


 


 


O líder negou que o presidente do partido, Roberto Jefferson (PTB-RJ), tenha orientado o PTB a não integrar o governo de coalizão proposto por Lula. ''O Roberto tem amor pelo país e tem consciência da nossa responsabilidade neste momento. Não temos dissidências no partido. O nosso espírito é ajudar o país'', afirmou.


 


 


No início de setembro, em entrevista à Folha de São Paulo, Jefferson disse que o PTB poderia apoiar a governabilidade de Lula nos próximos quatro anos sem integrar a base do governo formalmente.


 


 


Apesar da distância entre Jefferson e o Palácio do Planalto, Múcio disse que o partido está disposto a integrar a coalizão política se receber um pedido formal do presidente Lula. ''Se formos convocados, vamos participar.'', afirmou.


 


 


O líder petebista foi designado interlocutor do partido com o Palácio do Planalto depois que Jefferson rompeu com o governo federal no ano passado, em meio ao escândalo do chamado “mensalão”.


 


 


Lula ficou reunido por mais de uma hora com a bancada do PTB na Câmara e no Senado Federal e aproveitou para cobrar apoio do partido nas votações do Congresso.


 


 


Apoio no painel


 


 


O líder do PTB disse que um sinal do ''espírito de cooperação'' do partido com o governo Lula foi a aprovação ontem de propostas como a da Estatuto Geral da Micro e Pequena Empresa e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), na Câmara. Segundo ele, o presidente ficou satisfeito com os resultados.


 


 


''Acho que o que responde a participação de um partido com o governo é o resultado do painel e esse resultado o partido tem dados. Nessas matérias ao longo dessa semana e semana passada o partido votou de forma absolutamente majoritária com o governo, com o espírito de cooperação'', acrescentou o líder.


 


 


De acordo com o deputado, a maioria da bancada petebista no Senado e na Câmara apóia o governo. ''Nós não temos dissidentes no partido. A prova disso foi ontem, quando tivemos mais de 90% da nossa base votando as matérias. Existem alguns casos isolados, mas casos pontuais que poderão ser resolvidos''.


 


 


Sem agenda, mas com ministro


 


 


Ao contrário do PMDB, que se reuniu com o presidente ontem (22), a legenda presidida por Jefferson não recebeu o conjunto de propostas para a manutenção da governabilidade, uma agenda com sete pontos prioritários, que vão desde a reforma política até a garantia de programas para o crescimento de 5% do País. ''O presidente não entregou a agenda mínima, mas pediu solidariedade do partido. Disse que precisava da ajuda de todos'', declarou Múcio.


 


 


Durante a reunião com os petebistas, o presidente Lula afirmou que o governo tem ''grandes desafios'' e precisa ser ''arrojado'' para viabilizar projetos que garantam ao País crescimento mínimo de 5% nos próximos anos. ''Precisamos destravar o País. Temos desafios e temos projetos arrojados para votar'', defendeu Lula.


 


 


Ainda durante o encontro, Lula qualificou como ''excelente'' o trabalho feito pelo ministro Walfrido Mares Guia. Segundo informações divulgadas na imprensa mas não confirmadas pelo Palácio do Planalto, Lula teria confirmado a permanência do petebista no Ministério do Turismo, no segundo mandato de seu governo.


 


 


De acordo com um dos participantes do encontro, o presidente teria dito que o turismo brasileiro, hoje, tem a cara do ministro. ''Walfrido fez um excelente trabalho nesses quatro anos e vai fazer também nos próximos quatro''. Segundo essa mesma fonte, a declaração do presidente foi seguida de aplausos da bancada.


 


 


Dos 45 deputados petebistas, 33 estiveram com o presidente nesta manhã, além de alguns que foram eleitos para o próximo mandato.


 


 


Da redação,
Cláudio Gonzalez, com agências