CPI quer documentos que envolveriam Serra com sanguessugas

Por Paulo Henrique Amorim, no Conversa Afiada*
A CPI das Sanguessugas vai pedir à Polícia Federal documentos em poder da família Vedoin que comprovariam a participação do ex-ministro José Serra no esquema das ambulâncias. A Informação é do dep

Delgado lembrou que o principal período de operação do esquema de compra de ambulâncias superfaturadas foi durante as gestões de José Serra e Barjas Nagri, ambos ministros da saúde durante o governo FHC  (clique aqui para ouvir).



Veja a íntegra da entrevista com o deputado Júlio Delgado.



Paulo Henrique Amorim – Deputado, o senhor podia nos contar o que o senhor Veloso a respeito da participação do ex-ministro Serra com relação às ambulâncias compradas de forma irregular?



Júlio Delgado – Primeiro, com relação ao malfadado dossiê que ele disse existir, ele teria dito que eles acharam importante porque o Serra teria participado de um evento público na distribuição de ambulâncias. Depois, disse que os Vedoin ficaram encarregados de quitar a Planam – a empresa que pertence aos Vedoin –, de quitar dívidas do mesmo referentes à campanha de 2002, a campanha presidencial. Questionado sobre os recibos do mesmo, se teria conhecimento disso, ele falou que os Vedoin é que tinham acesso e que ele ia levantar essas informações. Ele fez mais uma denúncia para poder fugir daquela que ele estava sendo investigado.



Paulo Henrique Amorim – Ele quem?



Júlio Delgado – O senhor Expedito Veloso. Ele colocou muito essa questão de ter o pagamento como se na documentação que ele foi verificar – que estava em posse dos Vedoin em Cuiabá –, nos três encontros que ele teve ele iria analisar isso e que ele teria visto essas quitações de débitos, mas não as apresentou à CPI. Então, temos que investigar porque existem informações contraditórias não só nos depoimentos dos Vedoin, mas todos os que foram inquiridos, que foram ouvidos nesta semana foram profundamente contraditórios, o seu Expedido, como todos eles foram acometidos de uma inconsciência seletiva, porque daquela parte que não os interessa, eles não lembram, não sabem, não viram, estavam lá para dar suporte jurídico a Luiz Antônio Vedoin e não sabem o que o Gedimar Passos estava fazendo com uma mala de dinheiro, assim como o Valdebran.



Paulo Henrique Amorim – O senhor vai fazer o que com relação a esses documentos que ele viu com os Vedoin e não mostrou à CPI.



Júlio Delgado – Nós temos que requerer. Na verdade, eu não sei se o Luiz Antônio dispõe dos mesmos ou se ele vai ter a disposição de oferecer ou de enterrar a CPI. Nós estamos recebendo informações que são levantadas pela Polícia Federal, são levantadas também pelo Ministério Público e a parte da CPI é requerer toda essa documentação para saber a comprovação da verdade disso. O grande X dessa questão é que nós estamos no afunilamento da CPI, das investigações, o relatório tem que ser apresentado até 18 de dezembro, e a gente não pode encobrir impunidade, de que lado em que ela esteja, para debaixo do tapete, porque as eleições já terminaram, não é?



Paulo Henrique Amorim – Mas essa informação do senhor Veloso é uma informação nova…



Júlio Delgado – É uma informação séria.



Paulo Henrique Amorim – …Um recibo de quitação de dívida de campanha de José Serra. E em algum momento o senhor ouviu falar disso na CPI?



Júlio Delgado – Não tínhamos ouvido ouvir falar nisso até ontem Tinha muita participação do Serra nos eventos da entrega das ambulâncias, era o conteúdo do dossiê, não é, que ele teria ido em alguns desses eventos, mas que ele teria sido dívidas quitadas pela Planam, esse foi um fato novo que  surgiu no depoimento do Expedito na manhã, tarde de ontem.



Paulo Henrique Amorim – Sim, além do fato de que a maioria das ambulâncias foi comprada na gestão Serra/Barjas Negri, não é isso?



Júlio Delgado – E o esquema começou e teve uma elevação neste período. A Planam começou a atuar fortemente na transferência da gestão entre o período do José Serra com o período do Barjas Negri.



Paulo Henrique Amorim – Então, o que que se pode imaginar como seja o prazo para receber esse documentos que o senhor Veloso diz ter visto, diz ter visto.



Júlio Delgado – Se ele realmente teve acesso e disse que iria desencadear um plano B para poder demonstrar tudo isso, se ele realmente tem as comprovações das datas disso, ele deveria apresentar nem que fosse por demonstrativo quais foram as dívidas pagas, para a gente fazer uma recorrida, localizar se essas dívidas foram realmente paga pela Planam ou apresentar documentação, o que nós temos que querer. Se isso acontecer, nós temos que requerer nesta semana  para a semana que vem, e o mais tardar em início de dezembro a gente ter posse dessa documentação para incluirmos no relatório que vai ser apresentado até o dia 18 de dezembro.



Paulo Henrique Amorim – Mas o senhor vai pedir à Polícia Federal ou aos Vedoin?



Júlio Delgado – Nós temos que requerer à Polícia Federal. Eu acho difícil que os Vedoin entreguem alguma coisa que possa ter veracidade porque são muito contraditórias as informações, mas a gente tem que requerer também aos mesmos para que o Ministério Público possa solicitar. Inclusive o doutor Schneider – que é o juiz federal encarregado do caso – pode também requerer essas informações.



* Fonte: Conversa Afiada (http://conversa-afiada.ig.com.br)