Metrô de Pequim desbanca o de Londres e será o maior do mundo

O sistema de metrô de Pequim se estenderá por 561 km até 2020, tomando o lugar do metrô londrino como o maior do mundo em comprimento.

A estimativa consta no plano de construção de meios públicos de transporte da cidade. De acordo com plano, os 561 km serão distribuídos em 19 linhas. Diferentemente das atuais, que circundam o centro da cidade, as novas linhas devem chegar a todos os cantos da capital. Zhao Hui, pesquisador que participou da montagem do plano, disse que a estimativa representa uma visão em longo prazo, portanto está sujeita a mudanças. A Comissão de Desenvolvimento e Reforma da China ainda tem que aprovar o plano.


 


 


A China planeja gastar quase 320 bilhões de iuans (cerca de US$ 39 bilhões, R$ 93 bilhões) em obras de infra-estrutura para os Jogos Olímpicos de 2008. A maior parte dos recursos será investida na modernização do transporte de Pequim. Está prevista a construção de 132 quilômetros de trilhos e novas linhas de metrô. Pequim também vai modernizar ruas e avenidas, injetar recursos nos serviços de água e energia elétrica e atualizar o sistema de comunicações. As Olimpíadas começam dia 8 de agosto de 2008.


 


Com agências