BID extingue dívida dos países mais pobres da América

Os países-membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) chegaram nesta sexta-efira (17/11) a um acordo sobre o processo que dever ser seguido para perdoar a dívida de Honduras, Nicarágua, Bolívia, Haiti e Guiana, os países mais pobres do con

O Comitê da Assembléia de Governadores do organismo aprovou um mecanismo para o cancelamento da dívida destes países com o BID, informou a entidade em comunicado. A proposta estava em discussão há mais de um ano na instituição.



No entanto, até agora, países como o Brasil e México temiam que o uso de recursos do Banco para perdoar as dívidas esgotasse o Fundo de Operações Especiais, que dá empréstimos subsidiados.



Na reunião desta sexta-feira finalmente os 46 integrantes do BID deram o sim. Eles se comprometeram a depositar fundos adicionais se for necessário. Atualmente os Estados Unidos são responsáveis por 50% dos recursos do Fundo, que conta com US$ 9,3 bilhões.



Ainda falta decidir o montante que será cancelado. O projeto original, defendido pelos EUA, previa o perdão dos empréstimos feitos pelo BID até dezembro de 2004, num total de US$ 3,5 bilhões.



Os economistas do BID vão estudar a alternativa mais viável e outros detalhes da operação, para apresentar suas conclusões ao Comitê em janeiro, em Amsterdã, para a assinatura do acordo.



O anúncio final do perdão de dívida está previsto para março, após uma votação na Assembléia de Governadores, na Guatemala.