Al-Jazira lança canal de notícias em inglês

A emissora de televisão catariana al-Jazira, que ganhou fama internacional no pós-11 de setembro de 2001, lança nesta quarta-feira seu primeiro serviço 24 horas em inglês.

O novo canal de TV árabe será transmitido internacionalmente com o propósito de prover uma perspectiva diferente sobre as questões internacionais. O serviço 24 horas da al Jazira English terá sedes em Kuala Lumpur, Doha, Londres e Washington.


 


O canal espera atingir uma audiência de 40 milhões de televisores na Europa, na África e no Sudeste Asiático. Dez anos após a Al Jazira ter revolucionado a TV em árabe, a rede quer tentar o mesmo em inglês.


 


O feito da al-Jazira no Oriente Médio foi romper o monopólio da informação mantido pelos meios oficiais de comunicação. O estilo direto, o jornalismo franco e a disposição de discutir assuntos tabus fez da Al-Jazira o canal mais popular na região e uma pedra no sapato dos governos, de Washington a Riad.


 


A al-Jazira diz querer levar essa filosofia às notícias internacionais em inglês, mas o mercado mundial já está bem desenvolvido nesse filão, com rivais bem estabelecidos, como as oficiosas BBC ou CNN. A questão para alguns na região é se o novo canal será tão sincero quanto sua estação irmã e se adotará uma posição editorial semelhante.


 


Também já houve relatos de diferenças entre os dois serviços. Mas para muitos na região, o lançamento é simplesmente um momento de orgulho. Pela primeira vez um grande canal de notícias em inglês será operado a partir do Oriente Médio, e a esperança é que ele dê ao mundo árabe uma voz global.