Congo: Kabila é reeleito presidente

Joseph Kabila ganhou as eleições presidenciais na República Democrática do Congo com 58,05% dos votos, revelou a Comissão Eleitoral Independente. O seu adversário, vice-presidente Jean-Pierre Bemba, obteve 41,95% e a taxa de participação foi de 65,36%

Kabila, 35 anos, que assumiu o cargo de presidente quando o seu pai, Laurent Désiré Kabila, foi assassinado em 2001, vê assim confirmado o seu segundo mandato através de eleições.


 


Caso os resultados eleitorais sejam oficialmente confirmados pelo Supremo Tribunal, Kabila torna-se o primeiro presidente eleito em sufrágio universal direto do país, que antigamente chamava-se República do  Zaire.


 


Após serem conhecidos os resultados, Kabila, em entrevista mostrada pela televisão local, apelou à fraternidade e tolerância e assegurou que terminaram os desacatos da campanha eleitoral, recheada de incidentes e mortes.


 


A população das grandes povoações do leste do país manifestaram o seu contentamento nas ruas, enquanto na capital, Kinshasa, onde há uma maioria de apoiantes de Bemba, não houve qualquer tipo de manifestações. No sábado foram registrados confrontos violentos entres apoiadores dos dois candidatos na cidade.


 


Entretanto, a plataforma eleitoral que apoia Kabila, Aliança da Maioria Presidencial (AMP), apelou à “unidade e reconciliação”, chamou a atenção para o momento histórico que o Congo atravessa e convidou toda a classe politica a seguir um “caminho republicano”.


 


Por seu lado, fontes não oficiais ligadas ao vice-presidente Bemba declararam que as eleições foram fraudulentas e duvidaram da imparcialidade da Comissão Eleitoral Independente.


 


Kabila tem o apoio dos governos ocidentais como Estados Unidos e França e dos governos africanos da África do Sul e de Angola. Foi também o candidato preferido das grandes empresas que assinaram contratos multi-milionários de mineração e outros negócios durante o seu mandato.