China será mais seletiva com investimento estrangeiro

A China divulgou um plano para melhorar a qualidade dos investimentos externos no país, buscando a experiência em gerenciamento e alta tecnologia das companhias estrangeiras, ao invés de se focar, principalmente, em somas em dólares.

A mudança é motivada pela proposta da China de desacelerar a ampliação de suas reservas estrangeiras, enquanto tenta conter o crescimento em indústrias sensíveis a energia que enfrentam gargalos por conta dos suprimentos limitados. A Comissão de Reforma e Desenvolvimento Nacional divulgou seu novo plano sobre utilização e gerenciamento de investimentos estrangeiros em site na internet, afirmando que vai abrir ainda mais os mercados chineses, ao mesmo tempo em que pretende unificar o tratamento dado a empresas domésticas e internacionais, em conformidade com os compromissos selados com a Organização Mundial do Comércio (OMC).



 


A China deve trazer mais capital estrangeiro para as indústrias exploratórias de petróleo e gás, design de automóveis, centros de desenvolvimento e para setores de infra-estrutura e transporte. A China também promoverá uma abertura estável da indústria de serviços. O plano visa, fundamentalmente, uma mudança no foco, trocando a “quantidade” pela “qualidade” dos investimentos estrangeiros. O economista do Citigroup em Hong Kong, Yiping Huang, afirmou que o projeto é coerente com a transição econômica da China, com o foco mudando, gradualmente, das indústrias de trabalho intensivo para setores com produtos de valor agregado.


 


 


Mas Huang destacou que ainda está indefinida a forma como a China pretendia executar suas metas: se haveria uma aprovação mais lenta das entradas de capital para determinados setores ou se seriam adotados instrumentos, como políticas tributárias, para orientar a direção desses investimentos. Os investimentos diretos estrangeiros na China devem exceder 60 bilhões de dólares este ano, superando os 16 bilhões de dólares previstos de investimentos diretos feitos por empresas chinesas no exterior, de acordo com o assistente do Ministério do Comércio, Fu Ziying. O investimento direto estrangeiro e o rápido crescimento do superávit comercial contribuíram para que as reservas estrangeiras da China atingissem 1 trilhão de dólares, segundo dados da imprensa local.


 


 



As informações são da
agência Dow Jones