Sem categoria

Mussuca é certificada comunidade quilombola em Sergipe

Depois de Mucambo e Porto da Folha, chegou a vez de Mussuca, em Sergipe, receber a certificação de auto-reconhecimento como comunidade remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. O comunicado oficial foi feito dur

Localizada no município de Laranjeiras, Mussuca fica a 20 quilômetros do centro e possui, aproximadamente, mil famílias, totalizando uma população de 2.400 pessoas. Com a certificação, Mussuca é automaticamente incluída no programa Brasil Quilombola, que prevê uma série de projetos como regularização fundiária, infra-estrutura e serviços, desenvolvimento econômico e social e controle e participação social.

Apenas as comunidades reconhecidas podem ser atendidas e receber os benefícios oferecidos pelos convênios com ministérios do Governo Federal tendo disponíveis as ações e serviços nas áreas de educação e saúde. Com a certificação,as comunidades quilombolas também têm a terra desapropriada pelo Incra passando a ser os donos.

O acompanhamento na saúde das comunidades é oferecido através dos projetos do ministério da saúde ( chamadas nutricionais, avaliação de peso em bebes, redução de morbilidade e mortalidade precoce) e financiamento de projetos de melhorias sanitárias domiciliares (MDS) e abastecimento de água através da Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Esse ano Funasa beneficiará cerca de 650 pessoas das comunidades quilombolas do estado de Sergipe com 37 MDS, 69 pias de cozinha,34 tanques de lavar roupa e 68 filtros cerâmicos. Um investimento de R$ 141.598,97 já aprovado e com obras previstas para esse semestre. O Coordenador Regional da Funasa em Sergipe, Hélio Sobral Leite, diz que a coordenação será realizada uma ação educativa na área de saneamento e saúde através do Programa de educação em saúde e moblilização social (PESMS) da Fundação. “O objetivo do trabalho é preparar a comunidade para receber e utilizar o sistema de abastecimento de água”. Enfatizou.

Fonte: Jornal O dia.