Cinema brasileiro vence novamente a Mostra de SP

O filme brasileiro “O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, levou o Troféu Bandeira Paulista da 30ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo. O júri escolheu o filme entre 14 produções mais bem votadas pelo público. Esta é a segunda vez, na história da Mostr

O anúncio foi dado na noite desta quinta-feira (2/11) durante solenidade de encerramento da Mostra, no auditório Ibirapuera. Apesar do encerramento, foi anunciada a tradicional repescagem, com uma semana de programação extra. A repescagem terá 91 sessões.



“Eu me mudei para São Paulo há 13 anos para trabalhar, mas também para ver filmes na Mostra, porque, no Recife, a oferta não é tão grande. É uma honra receber este prêmio”, agradeceu o diretor pernambucano Dhalia em seu discurso.



No ano passado, um outro filme brasileiro foi agraciado, o longa “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes. A produção representa o Brasil na corrida por uma vaga no Oscar deste ano.



O Prêmio da Crítica para melhor filme nacional também ficou com “O Cheiro do Ralo”. O melhor filme internacional, segundo a crítica, foi “Hamaca Paraguaya”, longa de estréia da diretora Paz Encina e primeira ficção em 35 mm que o Paraguai apresenta ao mundo.



O Prêmio Petrobras Cultural de Difusão, que estreou neste ano, elegeu pelo voto do público “O Ano Que Meus Pais Saíram de Férias”, de Cao Hamburguer, e “Antonia”, de Tata Amaral, na categoria de longas de ficção. “Fabricando Tom Zé”, de Décio Matos Jr, levou o Prêmio de Difusão na categoria de longa documentário.



Os dois filmes de ficção empatados nesta nova categoria vão dividir R$ 400 mil reais e o documentário leva R$ 200 mil. O prêmio é o maior já concedido em um festival de cinema no país e foi criado pela Petrobras, principal patrocinadora do evento, em comemoração aos 30 anos da Mostra.