Afinidades de Lula e Miranda

O resultado do segundo turno em Tocantins, onde Lula pulou de 58,62% para 70,27% dos votos, aproximou ainda mais o presidente reeleito com o governador, do PMDB, reeleito. É o que registra o noticiário de hoje. Leia a resenha feita por Carlos Pompe

Jornal do Tocantins


 


TRE faz balanço do pleito O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins concluiu a totalização dos votos do segundo turno em todo o estado apenas três horas após encerrada a votação: às 20h08. Em 2004, a totalização foi concluída às cinco horas da manhã do dia seguinte e no Referendo, no ano passado, por volta das duas horas da manhã. O presidente da Comissão Apuradora das Eleições 2006, juiz Gil de Araújo, disse que a votação em todo o estado “transcorreu tranqüilamente, sem registro de incidentes ou tumulto”.


 


Prestação de contas Os candidatos à Presidência da República e a governador que não disputaram o segundo turno das eleições 2006 (eleitos ou não no primeiro turno) e respectivos comitês financeiros têm até hoje para prestar contas finais à Justiça Eleitoral dos recursos arrecadados e dos gastos realizados durante a campanha. Esse prazo vale para candidatos a todos os cargos: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual/distrital que concorreram ao pleito de 1º de outubro.


 


Lula + Marcelo O salto quantitativo na votação de Lula no Tocantins, do primeiro para o segundo turno, foi de 58,62% para 70,27%. A expectativa é que governos estadual e federal caminhem juntos. Marcelo Miranda (PMDB) e Lula andam tão afinados que, em suas primeiras palavras como presidente reeleito, Lula agradeceu publicamente o trabalho do Governador na campanha para o segundo turno. A propósito, o convite para que Marcelo fosse a São Paulo acompanhar a apuração partiu do próprio petista. Marcelo disse que Lula reafirmou seu compromisso com o término da Ferrovia Norte-Sul e que o Governo Federal tem grandes projetos para o Tocantins.


 


Raul satisfeito O prefeito Raul Filho (PT) está bastante satisfeito com o resultado das eleições presidenciais em Palmas, onde Lula teve 72,34 % dos votos. Sua relação com o Governador do Estado parece estar afinada.


 


Torcida do Araguaína O deputado César Halum (PFL) nega que pretenda concorrer à presidência do Araguaína, numa eventual disputa com o também deputado Palmeri Bezerra (PMDB), atual presidente. “Ao contrário, vou apoiá-lo”, ressalta o presidente da Assembléia.


 


Medicina concorrida Parece mesmo que o curso de Medicina da UFT será o mais concorrido do Brasil. Nenhuma universidade, até agora, conseguiu superar os 142 candidatos por vaga da instituição tocantinense. Para se ter uma idéia, a concorrência para Medicina da Unicamp – uma das mais tradicionais do País – é de 79,7 candidatos por vaga.


 


Pequenos negócios A aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 100/06 que corresponde a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, deverá ser o foco do Senado, nesta semana. A Lei, segundo informou o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Tocantins, Pedro Ferreira, será capaz de tirar da “UTI” todos os micro e pequenos empresários. A instituição já conversou com os três senadores do Estado, Eduardo Siqueira Campos (PSDB), Leomar Quintanilha (PCdoB) e João Ribeiro (PL) para que ajudem na aprovação da Lei. “Todos os três estão empenhados em votar favorável a Lei que irá trazer muitos benefícios para o setor, entre eles o aumento do teto para a micro e pequena empresa”, diz Ferreira.


 


Famílias reassentadas Transporte, educação, saúde e comunicação serão os focos hoje do Foro de Negociações Usina Hidrelétrica Peixe Angical, em Gurupi, entre famílias de moradores reassentados dos municípios de São Salvador do Tocantins e Paranã e representantes da empresa construtora do empreendimento, a Enerpeixe. Cerca de 90 pessoas vão participar e conhecer o Plano de Desenvolvimento do Reassentamento (PDR) a ser apresentado pela empresa.


 


Famílias poderão ser retiradas Poderá acontecer hoje a retirada das famílias que invadiram as casas populares, no Setor Cristal II, em Arapoema. Segundo o prefeito da cidade, Antônio Carlos de Carvalho (PMDB), ainda continuam no local 40 pessoas. O comandante geral da Polícia Militar informou que a ordem para cumprir o mandado de reintegração foi dada ontem para a PM de Colinas.


 


Auditoria no Hospital Padre Luso O Ministério Público Estadual pediu uma auditoria conjunta entre Governo do Estado e Prefeitura de Palmas para verificar as condições de funcionamento do Hospital Padre Luso de Taquaralto. O hospital recebe recursos do SUS para fazer atendimentos, mas alega que a prefeitura teria suspendido os repasses por irregularidades no contrato.


 


Dívidas rurais A liberação de recursos para o plantio da safra 2006/2007 será muito menor que a do ano passado. O alerta é da vice-presidente de Secretaria da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e deputada federal Kátia Abreu. Até setembro, haviam sido liberados apenas R$ 46 milhões. “Para ter uma idéia do quanto é isso, só a diferença do que foi liberado em 2004 para 2005 é de R$ 89 milhões. Os produtores não estão conseguindo pegar o dinheiro para plantar”, afirma. O assunto foi tema de uma reunião, ontem, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Palmas, com representantes da Faet, CNA e também do Banco da Amazônia e do Banco do Brasil. Segundo Kátia Abreu, a crise vivida hoje pela agricultura é muito profunda. “Estamos falando de um setor que responde por quase 1/3 do Produto Interno Bruto do País (28%), é responsável por 37% das exportações e emprega 37% da mão-de-obra do Brasil. Este setor não está recebendo a atenção devida. No Brasil haverá uma redução de 5,3% na área plantada e, conseqüentemente, na produção e principalmente na produtividade”.


 


Apreendidas cargas de madeira no Sul Mais de 88 metros cúbicos de madeira foram apreendidos pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) de Alvorada, na madrugada do último sábado. A apreensão foi realizada no posto da Secretaria Estadual da Fazenda, próximo ao povoado de Novo Planalto, município de Araguaçu. Os 88,900 metros cúbicos de madeiras estavam sendo transportadas em três caminhões e iam do Pará para Uberlândia (MG) e Aparecida de Goiânia (GO).


 


Ponto facultativo ainda é incerto A Prefeitura Municipal de Palmas e o Governo do Estado ainda não decidiram se na próxima sexta-feira será decretado ponto facultativo para o funcionalismo público, devido ao feriado de Dia de Finados, na quinta-feira.


 


Temporais em 10 estados A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) enviou alerta para as defesas civis de dez estados por conta da possível ocorrência de chuvas fortes entre ontem e amanhã. Os temporais devem atingir São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, sul do Piauí, sul do Maranhão, Mato Grosso do Sul,as regiões leste e sul do Pará e Tocantins. Em alguns momentos, a chuva poderá ser acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento com até 60 quilômetros por hora.


 


Capital com dois tipos de endereços A nova nomenclatura é a mais correta para o endereçamento da cidade. Porém, como descrição do imóvel, deve permanecer registrado no Cartório de Registro de Imóveis o antigo.


 


Exumações difíceis Até ontem somente 15 dos 22 corpos que se encontram em situação de risco no Cemitério São Miguel em Taquaralto, na região Sul de Palmas,foram removidos para o Cemitério Jardim das Acácias,na saída para a cidade de Aparecida do Rio Negro. A previsão da administração dos cemitérios era de que até o próximo dia 2 de novembro todos os corpos fossem transferidos, contudo, os outras sete exumações ainda aguardam a autorização das famílias e não devem ocorrer até a data prevista anteriormente.


 


Caso dos frontispícios chega ao Iphan O caso dos frontispícios (globos) que ornamentavam as alas norte e sul do Palácio Araguaia, sede do Governo Estadual, e foram retirados há cerca de 15 dias, chegou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O deputado federal Ronaldo Dimas (PSDB) solicita ao Iphan que acompanhe e vistorie a manutenção da obra, com o intuito de fazer prevalecer o interesse público e não o político.


 


Falecimento Álvaro Moreira Milhomem faleceu no fim de semana, aos 70 anos. Ele foi um dos fundadores de Paraíso, foi vereador da cidade e também prefeito de Chapada de Areia por dois mandatos.


clebertoledo.com.br


Eli Borges na Presidência PMDB/Palmas O deputado estadual reeleito Eli Borges deve ser reconduzido à Presidência do Diretório Metropolitano do PMDB. A eleição acontece no domingo. O parlamentar seria um dos pré-candidatos a prefeito de Palmas em 2008.


 


Impacto ambiental da Usina de Estreito O consórcio Estreito Energia-Ceste, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Estreito, concluiu Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e os estudos complementares sobre o impacto ambiental dos indígenas da região. Agora só resta o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) expedir a Licença de Instalação para começarem as obras.