Sem categoria

Programa de restauração na China preservará Grande Muralha

A Grande muralha é uma das setes maravilhas do mundo. Por isso, atrai a atenção mundial. De olho em sua preservação e no esclarecimento de alguns de seus mitos, o governo chinês começou este mês o

Vários trechos da Grande Muralha de Pequim, capital, estão relativamente bem preservados. Por isso, muitos turistas optam em visitar essas áreas o que levou as autoridades a iniciar o levantamento cartográfico em primeiro lugar destes trechos.

Os técnicos estão levantando dados como comprimento, altura, características históricas e arquitetônicas da Grande Muralha. Segundo o diretor do departamento de Preservação do Patrimônio Histórico de Pequim, Mei Ninghua, os trechos dessa obra na região chegam a cerca de 600 quilômetros. "Investimos entre 20 e 30 milhões de yuans nos trabalhos de preservação da Grande Muralha", disse Ninghua.

A Grande Muralha foi iniciada no século 8 AC. O projeto era essencial na estratégia de defesa e foi consecutivamente ampliado e reforçado durante os dois mil anos seguntes. Os trechos na região de Pequim foram construídas entre os séculos 14 e 17 pela dinastia Ming. A obra se destaca por seus muros altos, torres de vigia, fortalezas e almenaras. Ela se extende do passo Shanhai (Leste) até os desertos do Oeste do país. Durante mais de dois milênios, a Grande Muralha atendeu à mesma necessidade estratégica: manter a guerra fora do país. Não se sabe com exatidão quantos homens participaram da sua construção. Entretanto, das pedras e tijolos desta gigantesca obra, se transmitem o mesmo clamor de gerações em gerações: Paz.

"Os trabalhos de cartografia desses trechos da Grande Muralha são de grande significado, pois essa parte é a elite da obra. Os trabalhos de preservação, no entanto, exigem outros tipos de conhecimento", disse o secretário-geral da Associação de Estudos da Grande Muralha, Dong Yaohui.

Ele manifesta preocupação com o desgaste natural e humano da Grande Muralha. Em seu entender, o movimento dos pontos turísticos e a construção de áreas comerciais em suas adjacências modificam a paisagem visual. O programa de preservação, que prevê o completo levantamento cartográfico nos próximos dez anos, deve elevar o grau de detalhes necessários para a preservação trecho a trecho e sistematizar as responsabilidades pela conservação da obra.

"Foram registrados casos de danos à Grande Muralha. Porém, nunca apuraramos as devidas responsabilidades, prejudicando sua preservação. Como um patrimônio nacional e mundial, ela deve ser protegida nos termos da lei. Por isso, o Conselho de Estado está avaliando as "Leis para a Administração e Preservação da Grande Muralha", defende ele.

Pequim também deverá demarcar as áreas de preservação ao redor dos trechos cartografados, a fim de proibir novas edificações ao seu redor. "Acreditamos que a entrada em vigor da legislação permitirá sua melhor preservação", salientou Yaohui.

Fonte: Rádio China Internacional