Olívio tem programas para aumentar a renda no campo

Olívio Dutra vai reduzir os impostos para gerar mais empregos. No governo da Frente Popular, um dos setores que terá apoio para crescer é a Agricultura.

A cadeira produtiva agroindustrial alimentar terá redução de até 20% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e essa redução será repassada aos preços pagos aos produtores. Os setores beneficiados serão o conserveiro, frutas, legumes, carnes bovina, suína e frango, arroz, trigo, soja, milho, vinho, erva mate e hortifrutigranjeiros, inclusive a cadeia do leite.


 


Mas não é só isso: Olívio vai implantar o Programa Seguro de Preços Agrícolas, lançado pelo governo Lula. Neste programa o governo federal concede financiamento para custeio com equivalência ao produto. Se o preço cair, o governo paga a diferença do financiamento, assegurando a renda para o produtor. O seguro beneficiará os produtores de milho, feijão, mandioca, arroz, soja, sorgo e leite que tenham financiamentos do Pronaf.


 


Olívio também vai criar o Programa de Garantia do Preço do Leite. O programa permitirá aumentar o preço do leite em até 5% nos meses de queda.


 


Este programa será feito com redução adicional no programa de geração de empregos, que já prevê redução de 20% do ICMS para a agroindústria. O preço do leite será elevado com o repasse do incentivo ao preço pago ao produtor. Os produtores de leite ainda terão o Fundoleite, construído com todos os produtores, para fomentar a tecnologias de produção e aumentar o consumo de leite.


 


Com objetivo de reduzir os custos de produção, Olívio vai baixar 20% o ICMS do óleo diesel para agricultura. A medida reduzirá custos de operação das máquinas agrícolas aumentando a renda dos produtores. Serão beneficiados todos os agricultores gaúchos, cerca de 430 mil estabelecimentos. Serão atendidos os 7,5 milhões de ha de grãos cultivados no estado.


 


Em parceria com o governo Lula, Olívio vai executar o programa Compra Direta de Produtos da Agricultura. O Estado vai adquirir direto do agricultor produtos como leite, arroz, feijão, frutas, cebola e hortaliças. O valor das compras públicas poderá chegar a R$ 50 milhões ao ano. O volume de compras governamentais aumentará o preço, garantindo a venda dos produtos e a renda dos produtores. Os produtos, com qualidade garantida serão destinados à alimentação em escolas, hospitais, creches e da população carcerária.


 


O governo Olívio, junto com o governo Lula, constituirá ação conjunta com os países do Mercosul para vender os excedentes da produção agrícola para outros países. Hoje, os excedentes de trigo, arroz, leite, feijão, vinho, alho e cebola da Argentina, Uruguai e Chile são comercializados no Brasil, aumentando a oferta fazendo o preço cair.


 


Fonte: Campanha Frente Popular