Venezuela obteve uma vitória moral na ONU, diz Chávez

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quarta-feira (25/10) que seu país já obteve uma grande vitória moral na disputa por uma das vagas não-permanentes da América Latina no Conselho de Segurança da ONU.

A declaração ocorreu em Caracas, durante um ato ao lado de movimentos feministas. Enquanto isso, em Nova Iorque, na sede da ONU, a disputa entre Venezuela e Guatemala continuava indefinida.



A Guatemala voltou a superar a Venezuela na quarta rodada de votações de quarta-feira, desta vez por 101 votos contra 84, o que significa um crescimento no apoio ao país sul-americano. Entretanto, nenhum dos países conseguiu os dois terços dos votos válidos necessários para conseguir a cadeira não-permanente no Conselho de Segurança do organismo, deixada pela Argentina. Essa foi a votação número 40 da disputa.
  


Chávez lembrou que seu país não está enfrentando a Guatemala na disputa, mas sim “todo o poderio dos Estados Unidos, que luta para que os interesses do terceiro mundo não sejam legitimamente representados”.



Costa Rica e Bolívia
Por sua vez, o governo da Guatemala tem mostrado que poderá abrir mão de sua candidatura em favor da Costa Rica, país que também é fortemente influenciado pelos Estados Unidos.



O presidente venezuelano confirmou também que seu país só aceitará retirar sua candidatura em favor de algum consenso caso o acordo se dê em torno da Bolívia. “Trata-se de um povo irmão, que está conosco nessa batalha”, afirmou.