Venezuela: Pesquisa mostra Chávez com vantagem confortável

A menos de 40 dias para as eleições na Venezuela, o presidente Hugo Chávez continua confortavelmente à frente das pesquisas de opinião, com uma margem de mais de 30% em relação a seu principal adversário, Manuel Rosales.

De acordo com a última pesquisa, realizada pelo Instituto Zogby Internacional, ligado à Universidade de Miami, Chávez caminha rumo à reeleição, com 59% das intenções de voto, enquanto Rosales aparece com 24%.



A pesquisa foi realizada na segunda semana de outubro e ouviu 800 pessoas de todo o país. Dos 15 candidatos que disputarão à Presidência da República, apenas Chávez, Rosales e Benjamin Rauseo aparecem com percentuais significativos, de acordo com o instituto. As eleições presidenciais na Venezuela estão marcadas para o dia 3 de dezembro.



Descrédito
Curiosamente, o levantamento, realizado por uma empresa norte-americana, apresenta números que não são semelhantes aos apresentados por alguns institutos venezuelanos, ligados a grandes empresários do país.



Em alguns deles, Chávez aparecia dentro de uma margem que variava entre 48% e 58%, enquanto Rosales se aproximava da casa dos 30%. Tais amostras vinham sendo desacreditadas até mesmo por setores da oposição do atual governo.