Para o 2º turno, TSE do Equador descarta apuração rápida

Apesar de não ser nenhuma novidade, o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) do Equador proclamou somente nesta quarta-feira (25/10) Álvaro Noboa e Rafael Correa como os candidatos oficiais ao segundo turno das eleições presidenciais. A novidade do dia foi a ad


O presidente do TSE, Xavier Cazar, informou que no segundo turno, marcado para o dia 26 de novembro, não haverá uma apuração rápida dos votos, como a que deveria ter sido feita no primeiro turno pela empresa brasileira E-vote.



Cazar disse que não há tempo para o processo legal de contratação de outra empresa para fazer o serviço. Em vez disso, o TSE convocou “os atores democráticos do país” para trabalharem em conjunto com os tribunais eleitorais e encontrar um mecanismo de transparência e controle do segundo turno.



Segundo Cazar, com a ajuda de instituições como a Polícia, universidades e diversas organizações sociais, o TSE espera dar credibilidade ao processo eleitoral.



Os resultados anunciados, segundo Cazar, se referem a 36.566 urnas apuradas, 99,87% do total de 36.613. O magnata Noboa obteve 26,83% dos votos válidos, com um total de 1.464.251, e o esquerdista Correa, 22,84%, com 1.246.333.



Atrás deles vieram o populista Gilmar Gutiérrez, com 17,42%, o social-democrata León Roldós, com 14,84% e outros nove candidatos.



A Promotoria Geral do Estado investiga denúncias sobre possíveis irregularidades na contratação da companhia brasileira E-vote e pediu a suspensão da imunidade dos membros do TSE, para continuar com suas investigações.