Irmão de atleta americano morto no Iraque critica guerra

Kevin Tillman, irmão de Pat Tillman, um jogador de futebol americano que abandonou a carreira esportiva para lutar pelos Estados Unidos e acabou morto, rompeu o silêncio desde a morte de seu irmão, em 2004, escreveu na revista cibernética Truthdig um duro

Em seu texto, Tillman critica a invasão do Iraque em busca de armas de destruição em massa que nunca vieram a ser encontradas, denuncia a prisão por tempo indeterminado de suspeitos de “terrorismo” e expõe diversos outros acontecimentos por ele testemunhados. Kevin e Pat Tillman alistaram-se juntos no Exército americano depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos.



“De alguma forma, quanto mais soldados morrem, mais o governo americano aproveita-se disso para tentar tornar legítima essa invasão ilegal”, afirma Tillman. “De alguma forma, o governo americano, cujo único mérito é mentir a seu povo e invadir ilegalmente uma nação, foi autorizado a roubar a coragem, a virtude e a honra de seus soldados”, denuncia em tom irônico.



Pat Tillman defendeu o Arizona Cardinals entre 1998 e 2001. Ele estava prestes a assinar um contrato multimilionário com o Cardinals em 2002 quando decidiu alistar-se. Pat e Kevin Tillman foram enviados primeiro ao Iraque. Eles retornaram aos EUA para treinamento e mais tarde foram enviados ao Afeganistão.


 


Pat Tillman morreu num episódio de fogo amigo na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão em abril de 2004. Seu irmão deixou o Exército no ano seguinte.