Clima no Amazonas: situação comemora; oposição, lamenta.

“Eu comemoro não apenas o clima alegre instalado no processo eleitoral, mas o clima que tem contagiado a sociedade nos últimos anos, que comemora o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus (ZFM). De 4 anos para cá, verifica-se enorme mudança no Amazona

Na última quinta-feira (19), o candidato derrotado ao Governo do Amazonas ocupou a tribuna do Senado para comentar a decisão do Governo Federal, que teria concluído a elaboração de uma medida provisória prevendo incentivos fiscais para instalação no Brasil de indústrias de semicondutores e dos setores de produção de televisores digitais e de todos os seus componentes. Ele dizia que a medida prejudicaria a ZFM.


 


Em resposta, Vanessa Grazziotin lembrou que “por oito anos, no mínimo, enquanto esteve no poder, o Sr. Fernando Henrique Cardoso — de quem S.Exa. não só foi Líder na Câmara dos Deputados, bem como seu Ministro — , apesar de ter prometido à população do meu Estado que prorrogaria a Zona Franca de Manaus, nunca o fez”.


 


Êxito nas eleições


 


Para a parlamentar, o êxito do presidente Lula no primeiro turno das eleições no Estado e o fracasso dos tucanos de devem “à diferença do Governo a que o senador Arthur Virgílio serviu para este. Enquanto eles emperraram a Zona Franca, o Governo Lula, com um ano no comando do País, ajudou-nos a aprovar no Congresso Nacional a prorrogação da Zona Franca”.


 


Para Vanessa, a política do Governo Lula para Zona Franca de Manaus garantiu ao Presidente Lula “o maior percentual e a maior votação proporcional no meu Estado. E não tenho dúvida de que esse percentual será ampliado significativamente no segundo turno”.


 


Ela lembrou que “o Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) se reúne e aprova novos projetos todo mês. Não é à toa que o Estado do Amazonas ostenta o maior percentual de crescimento industrial do País. É esse o clima que o senador Arthur Virgílio lamenta, e é esse o clima que eu e o povo da minha terra comemora”, afirmou.


 


A parlamentar desmente o senador que diz que a minuta de medida provisória prejudicaria a Zona Franca, porque tiraria de lá o pólo de produção de TV e colocaria em várias regiões do País.


 


“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 17, na cidade de Manaus, prometeu, não para o Governador reeleito, Eduardo Braga; não foi para o Prefeito de Manaus e nem para a bancada de Deputados Federais que estavam lá, não, ele prometeu a todos que em nada a Zona Franca se prejudicará com o advento de medidas para incentivar indústrias de semicondutores e que o pólo de televisores continuará sendo produzido na Zona Franca de Manaus”, afirmou Vanessa.


 


De Brasília
Márcia Xavier