Ministro da Educação visita campus da UFMG e garante Fundeb para 2007

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) deve estar em pleno funcionamento em 2007. Quem garante é o Ministro da Educação, Fernando Haddad, que visitou na manhã desta segunda-feira o


O ministro acredita que o projeto será aprovado após o período eleitoral. “(O Fundeb) é um projeto unânime, que conta com o apoio de todos os partidos políticos. Tenho certeza que, a partir da semana que vem, com o clima político desanuviado, seja qual for o resultado, nós vamos levar (o projeto) ao plenário da Câmara e vamos conseguir a aprovação”, afirmou.


Segundo Haddad, o Fundeb é essencial para o desenvolvimento do ensino básico no país. “Serão R$ 5 bilhões adicionais à educação básica. Não podemos nós dar ao luxo abrir mão desse recurso para a educação”, disse.


Durante a visita desta segunda-feira, o ministro conferiu o andamento das obras do projeto ''Campus 2000'', que engloba os novos prédios da Escola de Engenharia e da Faculdade de Ciências Econômicas. As duas obras recebem recursos provenientes da venda à União de prédios de propriedade da UFMG na região Central de Belo Horizonte.
O Ministro evitou polêmica e se esquivou de comentar a ausência da assinatura do reitor da UFMG, Ronaldo Pena, no manifesto que dirigentes de universidades federais e da Rede Federal de Educação Tecnológica divulgaram na semana passada em apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


O documento foi assinado por 46 reitores e vice-reitores e cinco representantes de escolas técnicas e agrotécnicas. Ronaldo Pena usou o regulamento interno da universidade para justificar-se. “O estatuto (da UFMG) não permite que seu dirigente tome partido em questões políticas e religiosas. Eu não assinei por essa razão”, afirma o reitor.


De Belo Horizonte
Wellington Santos