''Carona'' de Lu Alckmin é denunciado por improbidade administrativa

Na semana em que a Procuradoria da República no Estado de Rondônia ingressou, na Justiça Federal, com ação civil de improbidade administrativa por contratação irregular de assessor parlamentar, o deputado federal Hamilton Casara (PSDB-RO) ciceroneava a

Ele é acusado de ter contratado uma pessoa como funcionária em seu gabinete em Brasília, mas que trabalhava como empregada doméstica na casa de seu irmão Astrobaldo Casara, em Rondônia.


 


Casara, recebido junto com a comitiva de Lú Alckmin, com quem viajou no jatinho particular, foi candidato a vice-governador do Estado na chapa de Almir Lando (PMDB).


 


Na ação, o Ministério Público Federal (MPF) acusa os réus de terem contratado pessoa para, supostamente, trabalhar como secretária parlamentar, recebendo da Câmara dos Deputados, quando, na verdade, a pessoa era empregada doméstica dos parentes do deputado.  De acordo com a ação civil, a pessoa contratada sequer sabia dessa sua condição de secretária parlamentar, não tendo recebido qualquer valor por conta disso.


 


Foram pedidos a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa, proibição de contratar com o Poder Público e dele receber benefícios fiscais ou creditícios, ressarcimento de danos experimentados pelo erário e ainda perda dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio dos réus.


 


Os reflexos penais do caso serão analisados pelo Procurador-Geral da República, em função do deputado ter direito a foro especial.


 


Com agências