Hu Jintao: China “trabalha vigorosamente” contra a corrupção

O presidente da China, Hu Jintao, afirmou  neste domingo (22) que seu governo está “totalmente comprometido” com o combate à corrupção e “trabalha vigorosamente” para impedir novos escândalos. Hu fez as duras afirmações na abertura da 1ª Conferência

“A luta contra a corrupção é uma das nossas prioridades e uma tarefa urgente, que exerce grande influência sobre o desenvolvimento geral do país, os interesses fundamentais do povo, a eqüidade, a justiça, a harmonia e a estabilidade sociais”, disse o dirigente chinês.



“A estratégia da China para construir um governo não-corrupto é combinar medidas punitivas e preventivas, concentrando-se principalmente na prevenção”, explicou Hu. A Conferência se realiza no Grande Salão do Povo, reservado às reuniões de maior significação que acontecem na capital chinesa.



“Corruptos serão duramente castigados”



“”Tomaremos medidas para prevenir a corrupção, como as investigações, julgamentos, condenações, e os corruptos serão duramente castigados”, afirmou Hu Jintao.



Um mês atrás, em 24 de setembro, Chen Liangyu, principal dirigente do Partido Comunista da China em Xangai, foi suspenso de suas funções e responde a um processo, acusado de uso ilegal de dinheiro da prefeitura da metrópole econômica chinesa. Foi a acusação de corrupção no nível mais elevado desde o caso do ex-prefeito de Pequim Chen Xitong, destituído em 1995 e condenado a 16 anos de prisão.



Ao mesmo tempo, o país pretende continuar aperfeiçoando o que chama sistema anticorrupção, dando igual importância aos aspectos educacionais e de controle.
“Estamos realizando grandes esforços para melhorar a aplicação da lei e criar uma cultura de governo honesto e limpo, além de intensificar o controle sobre o poder”, relatou o presidente. Hu disse ainda que a China se esforça para acabar com a corrupção através das reformas, da eliminação do caldo de cultura da corrupção e do desenvolvimento de mecanismos efetivos anticorrupção, com o apoio e a participação do povo.