Passeata em Madri pede libertação dos Cinco de Cuba

Uma passeata de mais de 5 mil pessoas percorreu as ruas centrais de Madri neste sábado (21), para exigir a imediata libertação dos cinco antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos. Convocada pelo Comitê Estatal pela Liberdade e outras entidades esp

A marcha, que teve início na movimentada Praça de Tirso de Molina,  ocupava vários quarteirões. Concluiu-se no Paseo de Recoleto, na parte velha da cidade, depois de percorrer a grande Avenida Atocha e ruas adjacentes.



Centenas de bandeiras cubanas, cartazes e fotos de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, René González e Fernando González, os cinco heróis sequestrados nos EUA, ornavam as diferentes alas da marcha.



Participação pouco usual



Adriana Pérez O´Connor, esposa de Gerardo, presenciou a passeata. A manifestação de carinho pelos Cinco coincidiu com sua visita a Madri, para uma noite artística em Leganés, também homenageando os cubanos encarcerados em Miami.



A imprensa espanhola tem aberto espaço para a visita, inclusive com entrevistas. Na sexta-feira, Adriana visitou o Parlamento espanhol, informando os congressistas sobre a situação judicial dos presos.



A passeata de sábado, com participação pouco usual em manifestações madrilenhas dessa natureza, faz parte de uma campanha européia e mundial em favor da libertação dos lutadores antiterroristas. Dirigentes de diversos partidos políticos, organizações sociais e de amizade com Cuba participaram do ato público. Entre eles, Francisco Frutos e Felipez Alcaraz, principais líderes do Partido Comunista da Espanha,  Willy Meyer, eurodeputado e responsável de relações internacionais da Esquerda Européia, Carmelo Suárez, secretario geral do Partido Comunista dos Povos da Espanha, e José Antonio Barroso, prefeito de Puerto Real.



A manifestação se encerrou com a leitura de um comunicado, deixando claro que os milhares de presentes, vindos de toda a Espanha e das ilhas, estavam ali para exigir do governo dos Estados Unidos a imediata libertação de Gerardo, Ramón, Antonio, René e Fernando.



Clique aqui para saber mais sobre os Cinco de Cuba