Sem categoria

Juros vão cair se a política econômica for mantida, diz Meirelles

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, defendeu a política monetária, reiterando que ela visa o crescimento “sustentável” da economia brasileira e citando a convergência da inflação para as metas.

"Muitos se preocupam com o fato de a taxa de juros no Brasil ser muito alta é importante ressaltar que a taxa de juros vem caindo ao longo dos anos, a taxa de juros real. O caminho para os juros caírem é esse: persistir numa política econômica que está dando resultado", completou. "As expectativas de inflação tendem a estar firmemente ancoradas ao centro das metas", disse ele em evento em São Paulo no dia em que o relatório Focus apontou que o mercado financeiro quer para esse ano inflação de 4,47%, abaixo do centro da meta. Para 2007, as estimativas indicam inflação de 4,5%, equivalente ao centro da meta do ano.
Meirelles fez questão de frisar que seus comentários dizem respeito à política de médio longo prazo, e não a decisões de curto prazo do Comitê de Política Monetária (Copom).  O presidente do BC acrescentou que governo está "pavimentando o caminho para crescer mais (a economia) mas de forma sustentável. Não queremos parar no meio do caminho". Para ele, o Brasil precisa se concentrar em reformas fundamentais, investimentos em infra-estrutura e educação.  Questionado se o país pode viver uma crise similar a de 2002 neste ano eleitoral, Meirelles descartou a possibilidade, dizendo que os “fundamentos” econômicos de 2006 são melhores do que os daquele ano. "Há diferença entre a economia agora e a de 2002”, disse.
Com agências