Premiê palestino escapa de ataque a tiros

O primeiro-ministro palestino, Ismail Haniyeh, do partido Hamas, saiu ileso depois que seu comboio foi atacado na Faixa de Gaza, nesta sexta-feira, segundo autoridades locais.

Essas autoridades afirmaram que familiares de um membro do partido Fatá, morto recentemente em um confronto entre as organizações palestinas, abriram fogo contra o comboio.


 


Ninguém saiu ferido mas um dos carros do comboio foi incendiado, segundo testemunhas.


 


A notícia do ataque foi divulgada no momento em que o Fatá – do líder palestino Mahmoud Abbas – e o Hamas chegaram a um acordo que visa por fim à violência entre seus correligionários.


 


O incidente ocorreu no campo de refugiados de Nusseirat, depois de Haniyeh ter feito um discurso em uma mesquita local. Seguranças afirmaram que o Mercedes blindado do líder do Hamas não foi atingido.


 


Cerca de 20 pessoas foram mortas em confrontos entre organizações palestinas nas últimas semanas. O Hamas – que lidera o governo – e o Fatá estão lutando pelo poder e as diferenças políticas entre os dois movimentos continuam profundas.


 


Em uma reunião na Faixa de Gaza, promovida por mediadores egípcios, as duas organizações concordaram em evitar atos que aumentem ainda mais a tensão.


 


Hamas e Fatá também se comprometeram a resolver suas diferenças por meio do diálogo. Não houve uma explicação imediata para o ataque desta sexta-feira.