PCdoB repudia ilegalização da Juventude Comunista tcheca

O Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil enviou ontem (19/10) uma nota de solidariedade à União da Juventude Comunista da República Tcheca, posta na ilegalidade pelo governo de direita do país no último dia 12. Leia abaixo

São Paulo, 19 de outubro de 2006.


 


Ao Partido Comunista da Boêmia e Moravia (KSCM)


 


Camaradas,


 



É com indignação que fomos informados sobre a decisão do governo tcheco de ilegalizar a Juventude Comunista. Trata-se de um claro sintoma do recrudescimento da ofensiva anticomunista na República Tcheca Lamentavelmente, como demonstram outros sintomas ocorridos na Europa, em particular no Leste, não se trata de um fenômeno isolado. Exemplo disto é a moção anticomunista apresentada na Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa no inicio deste ano.


 


O “argumento” do Ministério do Interior tcheco para a dissolução do KSM é um crime contra a democracia e o direito de opinião, uma vez que é baseado “oficialmente” no fato de a organização juvenil defender em seu Programa a necessidade de substituir a propriedade privada dos meios de produção pela propriedade coletiva dos meios de produção.


 


Estamos seguros que a dissolução legal da KSM não deterá a luta do povo tcheco pela democracia e pelo socialismo, ao contrário, reforçará a luta contra o autoritarismo e a repressão anticomunista.


 



Saudações revolucionárias,


 


José Reinaldo Carvalho
Secretário de Relações Internacionais do Comitê Central do PCdoB