Artistas e intelectuais cearenses unidos pela reeleição de Lula

Um Manifesto assinados por mais de duzentos artistas e intelectuais Pró-Lula foi lançado nesta quarta-feira, dia 18, em Fortaleza.

“A Cultura é Lula” é o título do manifesto lançado na tarde dessa quarta-feira (18), na Praça do Ferreira, por artistas e intelectuais cearenses. A praça ficou lotada de pesquisadores, produtores, cineastas, videomakers, gestores culturais, dançarinos, dramaturgos, fotógrafos, intelectuais, literatos, músicos, circenses, atores e compositores, além de políticos como o senador eleito Inácio Arruda, o deputado estadual Artur Bruno e o vereador Guilherme Sampaio. Na ocasião, foi lido o manifesto, assinado por mais 200 artistas, ressaltando que “o Brasil de Lula tem uma política de cultura democrática, transparente, plural e descentralizada, capaz de mudar o país no sentido que pretendemos”. O manifesto “A Cultura é Lula” enumera os muitos motivos que o pessoal da cultura tem para apoiar a reeleição de Lula, entre eles a descentralização dos investimentos culturais, que agora contemplam todo o país e a implementação do programa Cultura Viva, estruturando 485 Pontos de Cultura no Brasil, atendendo hoje a três milhões de pessoas.


 


O governo Lula incentivou também o audiovisual, promoveu a indústria cinematográfica, o cineclubismo e a produção de curta-metragens e documentários; ampliou os espaços de participação da sociedade civil, como a realização das Câmaras Setoriais, da 1ª Conferencia Nacional de Cultura e de seminários nacionais; criou o Plano Nacional do Livro e da Leitura, um compromisso entre governo, mercado editorial e escritores, incentivando a formação de leitores e o barateamento da produção de livro; e iniciou a implantação do Sistema Nacional de Cultura envolvendo todos os estados e municípios, sendo Fortaleza a primeira capital do país a assinar o protocolo de intenções para a criação do sistema municipal.



 
 
Fonte: www.inacio.com.br